Notícia sobre suposta apreensão de urnas eletrônicas no estado do Amazonas
Denúncia: Circularam nas redes sociais e aplicativos de mensagens imagens de urnas eletrônicas supostamente apreendidas pela Polícia Militar na estrada de Autazes (AM), município que fica a 113 quilômetros da capital Manaus.
Data de publicação: 23.10.2018
falso
Esclarecimento
A Polícia Militar do Amazonas divulgou nota oficial no dia 21 (domingo) afirmando que as fotos compartilhadas pelo policial se tratavam de notícia falsa.
O que aconteceu, na verdade, foi que um veículo oficial do Tribunal Regional Eleitoral foi parado em uma blitz, na tarde do dia anterior (20), quando transportava urnas eletrônicas para Manaus. A equipe que abordou o veículo, constituída por policiais da 8° CIPM de Iranduba (AM), realizava a operação "Sentinelas do Amazonas – Ação Comunidade Segura". Durante o procedimento, constatou-se que não havia irregularidades. No entanto, um dos policiais que trabalhava na operação fotografou as urnas e, equivocadamente, as divulgou em sua rede social.
De acordo com a assessoria de imprensa do TRE-AM, um chefe de cartório e servidor efetivo da Justiça Eleitoral estava a caminho de Manaus no próprio veículo e “aproveitou para trazer duas urnas eletrônicas para manutenção”. A atitude foi classificada como “inconsequente”, por contribuir para a disseminação de informações inverídicas na Internet. A ação policial será apurada e, de acordo com a assessoria do TRE, o oficial “responderá a um procedimento da Polícia Militar”.