Gestão da qualidade
O TSE busca a adoção de modernas técnicas gerenciais, com o objetivo de cumprir seu papel enquanto órgão do poder judiciário brasileiro de maneira efetiva, transparente e econômica. Nesse sentido, foi estrategicamente implantado um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) aderente aos requisitos da norma NBR ISO 9001:2008.
Concebida a partir da Portaria n.º 331, de 20 de agosto de 2004, a Gestão da Qualidade no TSE visa, dentre outros objetivos, agregar celeridade aos serviços, obter a satisfação dos clientes, eliminar desperdícios, racionalizar procedimentos, desenvolver equipes, valorizar servidores e melhorar condições de trabalho, além de ser importante instrumento de apoio à tomada de decisão, implementação de melhorias de desempenho e de planejamento de gestão.
Política da Qualidade
"Administrar as eleições com transparência e segurança no processo eleitoral; prestar jurisdição célere e eficaz; promover a melhoria contínua dos serviços, fortalecendo a democracia no País." (Instituída pela Portaria nº 173, de 26 de março de 2014).
Atualmente, as seguintes atividades abaixo estão inseridas no Sistema de Gestão da Qualidade do TSE:
Escopo | Situação | Unidades do TSE envolvidas |
---|---|---|
Escopo 2 – Gerenciamento da entrada de documentos no TSE | Implantado e certificado pela ISO 9001:2008 desde 2011 (validade do certificado atual: setembro de 2014) | Coordenadoria de Protocolo, Expedição e Arquivo – Secretaria de Gestão da Informação |
Escopo 3 – Realização de atendimento em primeiro nível ao cliente de tecnologia da informação | Implantado e certificado pela ISO 9001:2008 desde 2008 (validade do certificado atual: setembro de 2014) | Coordenadoria de Infraestrutura – Secretaria de Tecnologia da Informação |
Escopo 4 – Atendimento ao usuário da biblioteca nos serviços de empréstimo e pesquisa de material bibliográfico | Implantado e certificado pela ISO 9001:2008 desde 2011 (validade do certificado atual: outubro de 2014) | Coordenadoria de Biblioteca – Secretaria de Gestão da Informação |
Escopo 5 – Atendimento ao eleitor no TSE | Implantado e certificado pela ISO 9001:2008 desde 2012 (validade do certificado atual: abril de 2015) | Secretaria do Tribunal – Assessoria de Informações ao Cidadão |
A gestão da qualidade se baseia em oito princípios básicos que conduzem a organização ao seu melhor desempenho. São eles:
- Foco no cliente: organizações dependem de seus clientes, e, portanto, é recomendável que atendam às necessidades atuais e futuras do cliente, os seus requisitos e procurem exceder as suas expectativas;
- Liderança: líderes estabelecem a unidade de propósito e o rumo da organização. Convém que eles criem e mantenham um ambiente interno, no qual as pessoas possam estar totalmente envolvidas no propósito de atingir os objetivos da organização;
- Envolvimento de pessoas: pessoas de todos os níveis são a essência de uma organização, e seu total envolvimento possibilita que as suas habilidades sejam usadas para o benefício da organização;
- Abordagem de processo: um resultado desejado é alcançado mais eficientemente quando as atividades e os recursos relacionados são gerenciados como um processo;
- Abordagem sistêmica para a gestão: identificar, entender e gerenciar os processos inter-relacionados como um sistema contribui para a eficácia e eficiência da organização no sentido de esta atingir os seus objetivos;
- Melhoria contínua: convém que a melhoria contínua do desempenho global da organização seja seu objetivo permanente;
- Abordagem factual para tomada de decisão: decisões eficazes são baseadas na análise de dados e informações;
- Benefícios mútuos nas relações com os fornecedores: uma organização e seus fornecedores são interdependentes, e uma relação de benefícios mútuos aumenta a capacidade de ambos para agregar valor.
A gestão da qualidade, se bem aplicada, propicia uma série de benefícios às organizações. Citamos abaixo os principais benefícios identificados nas unidades do TSE que possuem o SGQ implantado:
- Integração das unidades do TSE;
- Aumento da produtividade, eficiência e eficácia;
- Aumento da capacidade de administração e de controle dos processos;
- Tratamento sistemático das não-conformidades nos processos de trabalho;
- Transparência dos processos internos;
- Definição de indicadores para mensuração e controle de metas estratégicas para a instituição;
- Aumento da credibilidade institucional por meio do reconhecimento nacional e internacional de suas atribuições;
- Credibilidade no investimento de recursos;
- Satisfação das necessidades dos clientes;
- Redução dos desperdícios;
- Economia de tempo e custos;
- Formação adequada dos servidores.
Manual da Qualidade: Define as linhas gerais e alguns procedimentos do Sistema de Gestão da Qualidade. Descreve ainda como o TSE atende aos requisitos da NBR ISO 9001:2008 ou referencia os demais documentos que o fazem.