Propaganda partidária – Calendário de 2001

Nos termos do artigo 49 da Lei 9.096/95, o partido que atenda o disposto no artigo 13 da mesma lei, ou seja, obteve na última eleição para a Câmara dos Deputados, o apoio de 5% (cinco por cento) dos votos apurados, não computados os brancos e os nulos, distribuídos em pelo menos um terço dos Estados, com um mínimo de dois por cento do total de cada um deles, tem assegurado o direito de veicular, em cada semestre, no rádio e na televisão, um programa em cadeia nacional e outro em cadeia estadual, de vinte minutos cada, bem como a utilização de 40 minutos, por semestre, para inserções de trinta segundos ou um minuto, nas redes nacionais, e de igual tempo nas emissoras estaduais. Vale dizer que os partidos políticos que atualmente atendem estas condições são: PPB, PDT, PT, PTB, PMDB, PFL e PSDB .

Reza ainda o inciso III do artigo 57 da referida lei, em caráter transitório , que aos partidos que obtiveram o mínimo de um por cento dos votos apurados no país para a Câmara Federal, excluídos os em branco e os nulos, tanto nas eleições de 1994, como nas de 1998, e que elegeram representantes em no mínimo 5 Estados, é assegurado o direito à realização de um programa, em cadeia nacional, com duração de dez minutos, por semestre, bem como a utilização do tempo total de vinte minutos por semestre em inserções de trinta segundos ou um minuto, nas redes nacionais e de igual tempo nas emissoras dos Estados onde tenham atendido ao disposto no inciso I, b, do mesmo artigo. Os partidos que atendem estas condições são: PL, PC do B e PSB .

Os demais partidos, que não se enquadram nas disposições do art. 49 e 57 da lei 9.096/95, têm assegurada a realização de um programa em cadeia nacional, em cada semestre, com a duração de dois minutos, conforme dispõe o artigo 48 da mencionada Lei.

Observação: veja o Quadro Geral da Votação 1998 , que relaciona os Partidos Políticos e suas respectivas votações obtidas nas eleições para a Câmara Federal no pleito de 1998.

Brasília, 10 de dezembro de 2001.

Rede Nacional (formato PDF)

Rede Estadual (formato PDF)

Inserção Nacional (formato PDF)

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido