Gestão e preservação de documentos digitais

       A preservação de documentos digitais consiste em garantir que os documentos digitais permaneçam acessíveis e com presunção de autenticidade suficiente para que possam ser interpretados no futuro, em uma plataforma tecnológica diferente da utilizada no momento de sua criação.

       No Tribunal, a Portaria TSE 1013 de 23 de novembro de 2018 instituiu a Política de Preservação Digital da Justiça Eleitoral que compreende princípios, objetivos, diretrizes e requisitos para a preservação de documentos digitais.

       Dentre  os objetivos dessa política estão:

I - assegurar as condições adequadas ao pleno acesso a documentos digitais pelo prazo institucionalmente estabelecido;

II - assegurar, permanentemente, a autenticidade dos documentos digitais;

III - implantar repositório institucional próprio para a preservação digital;

IV - contribuir para a redução do risco em segurança da informação;

V - promover o intercâmbio de informações e experiências sobre preservação digital com entidades nacionais e internacionais, com vistas à constante atualização e aperfeiçoamento das práticas e normas.

      O desenvolvimento de um Repositório Digital Confiável Arquivístico (RDC-Arq) encontra-se em fase de estudos e análise de modelos utilizados em Instituições Públicas.

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