20 Anos da Urna Eletrônica
Exposição inaugurada em 16 de dezembro de 2016, no Centro Cultural da Justiça Eleitoral (CCJE), na cidade do Rio de Janeiro. A mostra celebra os 20 anos da criação da urna eletrônica, que representa um marco no processo eleitoral brasileiro e o coroamento do constante empenho em garantir eleições seguras e transparentes.
A curadoria inspirou-se na previsão, pelo Código Eleitoral de 1932, do uso de uma máquina de votar para construir a narrativa que parte das experiências da máquina de Puntel e do Televoto de Raimundo da Silva e chega aos projetos pilotos de votação eletrônica dos TREs de Santa Catarina e de Mato Grosso. Na exposição, enfatizam-se os trabalhos que resultaram na utilização da urna eletrônica na eleição de 1996 e o esforço da Justiça Eleitoral em torná-la um projeto sustentável.
A mostra ainda registra a importância da atuação do Tribunal Superior Eleitoral, órgão máximo da Justiça Eleitoral, o qual cumpre papel fundamental na construção e no exercício da democracia brasileira. Destaca-se, nesse contexto, o empenho da Corte na construção e no aprimoramento da urna eletrônica e na consolidação de instrumentos que assegurem a confiabilidade do sistema eletrônico de votação e a celeridade na apuração dos votos nas eleições.
As visitas são gratuitas e podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h, até o dia 19 de dezembro de 2017.