acervo 6
Do acervo de 5.205 (cinco mil, duzentos e cinco) monografias, destacam-se obras de caráter histórico, tais como:
LIMA SOBRINHO, Barbosa (relator). Estudos constitucionais: sistemas eleitorais e partidos políticos. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1956.
RODRIGUES, João José. Consultas jurídicas ou collecção de propostas. Rio de Janeiro: Eduardo e Henrique Laemmert, 1873. t. 1 e t. 2.
Consultas juridicas, ou, Colleçção de propostas sobre questões de direito civil, commercial, criminal, administrativo e ecclesiastico respondidos pelos primeiros jurisconsultos brasileiros como sejão (sic) (senado.leg.br).
LESSA, Pedro. Estudos de philosophia do Direito. 2. ed. Rio de Janeiro: Livraria Francisco Alves, 1916.
BRASIL. Constituição dos Estados Unidos do Brasil. [s. l.]: [s. n.], [1938]. Dedicatória à esposa.
ALBUQUERQUE, A. Pires e. Culpa e castigo de um magistrado. 2. ed. [s. l.]: [s. n.], 1934.*
* Com dedicatória do autor ao Ministro Villela. Datada em 5/11/1971. Com a vitória da Revolução de 1930 e a constituição do Governo
Provisório, Pires e Albuquerque foi um dos seis ministros do STF aposentados compulsoriamente pelo decreto (18/2/1931) que reduzia o número de juízes daquela Corte para nove. Na mesma data, foi aposentado compulsoriamente do cargo de procurador-geral da República. Em sua defesa, publicou Crime e castigo de um magistrado. Fonte: CPDOC/FGV – Antonio Joaquim Pires de Carvalho e Albuquerque – Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil (CPDOC ) (fgv.br).