Sugestões de leitura
A Essência da Constituição - Ferdinand Lassalle, Editora Lumen Juris - 2009
Ferdinand Lassalle (1825-1864) – um precursor da social-democracia alemã – proferiu conferência (1863) que baseou a produção do livro A Essência da Constituição, uma significativa obra para o estudo do Direito Constitucional. Na obra, o autor versa sobre a sociologia das constituições por meio de uma análise de seus fundamentos essenciais (sociais e políticos), apresentando uma abordagem de alcance acadêmico e popular.
Coronelismo, enxada e voto: o município e o regime representativo no Brasil - Victor Nunes Leal, Editora Companhia das Letras - 2012
Republicado em 2012 pela Companhia das Letras, Coronelismo, enxada e voto mostra como o coronelismo foi o principal suporte político da chamada República Velha e como a transformação dos grandes proprietários de terras em oficiais da Guarda Nacional selou a aliança entre o poder público e os interesses privados. A obra apresenta documentos históricos, legislações e dados estatísticos e encontra-se disponível na biblioteca do TSE.
Cora Corujita
Ação de incentivo à leitura
A Cora Corujita é a mascote da ação de incentivo à leitura da biblioteca do TSE. Seu objetivo é incentivar o gosto pela leitura literária. Ela estará sempre voando pela Revista Eletrônica com indicações de leitura e dicas para nossos pequenos leitores.
A Cora Corujita indica:
João esperto leva o presente certo - Candance Fleming, Editora Farol - 2011
O livro retrata a história de João, um menino pobre que foi convidado para a festa de aniversário da princesa. Como não tinha dinheiro para comprar um presente, teve a ideia de, ele mesmo, preparar um lindo bolo. Mas, no caminho até o castelo, ele se depara com muitos desafios, como passar pela floresta, por ursos, corvos. Resta descobrir se o presente resistirá a tudo isso.
Branca de neve e as sete versões - José Roberto Torero e Marcus Aurelius Pimenta, Editora Alfaguara Brasil - 2011
Trata-se de uma releitura do clássico conto de fadas da Branca de Neve. Os autores apresentam sete versões diferentes da mesma história, com vários finais, e quem decide o que vai acontecer é o próprio leitor.