Vencedores do XIX Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça serão conhecidos nesta sexta (22)
Justiça Eleitoral concorre em nove das 13 categorias da premiação
Nesta sexta-feira (22), às 18h30, serão conhecidos os ganhadores do XIX Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça, concedido anualmente pelo Fórum Nacional de Comunicação e Justiça (FNCJ). O anúncio acontecerá no encerramento do II Seminário On-line de Comunicação & Justiça – Comunicando direitos e cidadania em tempos excepcionais, iniciado hoje (21).
A expectativa pelo resultado final do prêmio na Justiça Eleitoral é grande, afinal estratégias de comunicação voltadas ao eleitorado e às atividades de relacionamento com a imprensa, desenvolvidas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e pelos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs), estão entre as finalistas.
A Justiça Eleitoral concorre em nove das 13 categorias da premiação. O podcast Clica e Confirma, finalista na categoria Mídia Radiofônica, traz semanalmente os principais assuntos de destaque na Justiça Eleitoral.
Finalista na categoria Mídia Social, o projeto “Perfil no TikTok” incrementou a comunicação da Corte Eleitoral, levando informações atualizadas de maneira acessível, democrática e irreverente aos seguidores da página do TSE no aplicativo.
Já o Centro de Divulgação das Eleições presencial e virtual é finalista na categoria Relacionamento com a Mídia. O espaço foi um importante canal de comunicação entre o TSE e os profissionais que trabalharam na cobertura das Eleições 2020.
Na categoria Reportagem Escrita, o Tribunal concorre com a matéria O caminho do voto: o que acontece depois que você aperta o botão confirma. A reportagem descreve, com uma linguagem acessível e com o auxílio de textos curtos e infográficos, algumas das principais barreiras de segurança da urna eletrônica no dia da eleição, do início da votação até a totalização.
A secretária de Comunicação e Multimídia do TSE, Giselly Siqueira, uma das palestrantes do painel “Comunicação Institucional e o Combate à Desinformação”, marcado para as 16h30 desta sexta-feira (22), destaca que foi com muita alegria que o Tribunal recebeu a notícia de que a Justiça Eleitoral era finalista em tantas categorias.
“Acho que esse é um reconhecimento ao trabalho que vem sendo desenvolvido ao longo dos últimos anos, com a preocupação do TSE e dos Tribunais Regionais Eleitorais em fazer uma comunicação pública eficaz, para levar informação de qualidade à sociedade e combater a desinformação”, diz.
Ações dos TREs
Na categoria Vídeo Institucional/Documentário, o projeto “Papel: uma história de frente e (em) verso”, do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), é um dos finalistas. Concorre também à premiação, na categoria Projeto/Campanha Institucional de Interesse Público, a iniciativa “Varal da Democracia”, do TRE Rondônia (TRE-RO). E na categoria Mídia Digital, o TRE do Paraná (TRE-PR) concorre com o projeto “Gralha Confere”.
Já o Regional da Bahia (TRE-BA) é finalista na categoria Fotografia, com o trabalho “Um Olhar Jovem Sobre a Democracia”. E na categoria Mídia Audiovisual, a série “Urna eletrônica: Eu conheço! Eu confio!”, do TRE de Tocantins (TRE-TO), é um dos projetos finalistas.
Tradicionalmente, a premiação acontece durante o Congresso Nacional de Comunicação e Justiça (Conbrascom), mas o evento precisou ser adiado em decorrência da pandemia causada pela disseminação do novo coronavírus.
Confira mais informações sobre a premiação.
MM/LC, DM
Leia mais:
18.10.2021 - Trabalho da Justiça Eleitoral é destaque no XIX Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça
05.10.2021 - TSE é finalista em quatro categorias do Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça 2021