TSE vence Prêmio de Inovação do 5° Expojud
Ministro Barroso destacou trabalho feito para o enfrentamento da desinformação e a defesa da votação eletrônica
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) foi o grande vencedor, na noite desta terça-feira (5), do Prêmio de Inovação: Judiciário Exponencial da 5ª edição do Congresso de Direito, Tecnologia e Inovação para o Ecossistema de Justiça (Expojud). A Corte Eleitoral foi agraciada na categoria “Liderança Exponencial – Tribunal Federal Eleitoral e Superiores”, e a urna eletrônica brasileira ainda recebeu uma menção honrosa. A premiação foi entregue ao presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso, que representou a Corte na cerimônia.
O Expojud tem como objetivo promover e reconhecer os líderes que se destacam pelo perfil empreendedor nas instituições que atuam e os executivos de Tecnologia da Informação, a fim de enfatizar e repercutir as iniciativas relacionadas à melhoria dos serviços prestados em benefício da sociedade.
A premiação busca identificar e incentivar iniciativas e projetos inovadores nos setores tecnológicos, de gestão e de novas metodologias no âmbito do ecossistema de Justiça, assim como as soluções criadas para o enfrentamento da crise causada pela pandemia de Covid-19. Ao receber o prêmio em nome da Corte Eleitoral, o presidente Barroso destacou o trabalho realizado pelo TSE ao longo do último ano.
“Realizamos um esforço grande para enfrentar a desinformação. Penso que conseguimos em alguma medida minimizar o impacto das informações falsas. Além disso, o trabalho que realizamos para defender o sistema de votação eletrônico merece destaque. Aqui, ao receber essa distinção, quero agradecer em nome de toda a equipe da Justiça Eleitoral, que com grande dedicação consegue realizar eleições limpas, seguras e auditáveis. Reparto essa homenagem com as muitas pessoas que fazem a vida acontecer na Justiça Eleitoral”, pontuou.
Ao falar sobre o Expojud, o ministro chamou a atenção para as atividades realizadas pelo Tribunal no combate às informações falsas. “Associado ao tema do nosso evento, merece destaque o trabalho inovador realizado no enfrentamento às fake news. Realizamos parcerias com todas as plataformas de mídias sociais e agências de checagem, sempre com o intuito de desmentir informações falsas, sem perder a classe ou mesmo cair em armadilhas. Conseguimos preservar o melhor sistema de votação do mundo. Aqui, somos quase 150 milhões de eleitores, cujo resultado das eleições é divulgado poucas horas depois. Agradeço pelo reconhecimento, desejo sucesso e felicidade a todos”, concluiu.
Justiça Eleitoral laureada
Além do prêmio entregue ao TSE, o Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES) também conquistou o primeiro lugar na categoria “Inovação Tecnológica” com a assistente virtual “Bel”. Desenvolvida pelo Laboratório de Inovação e Inteligência Artificial do TRE, a assistente auxilia eleitores na resolução das principais dúvidas sobre demandas da Justiça Eleitoral e pode ser utilizada nos celulares Android e IOs, bem como em computadores e notebooks.
A Bel foi programada para esclarecer uma série de dúvidas, como a regularidade da situação do eleitor, o número da inscrição eleitoral, o local de votação, os procedimentos de segurança do processo eleitoral , informações sobre voto em trânsito e denúncias de desinformação eleitoral.
Outra vez
Em 2020, o TSE também foi finalista na premiação. O Título Net 3.0, desenvolvido por servidores do Tribunal, foi indicado na categoria “Enfrentamento da Crise”. A evolução do sistema teve como foco a realização do pré-atendimento dos eleitores que buscavam fazer a primeira inscrição, revisão ou transferência do título eleitoral.
Diante do cenário de pandemia, o atendimento presencial nos cartórios eleitorais ficou prejudicado, e o sistema teve de ser adaptado, sendo necessária a atualização da ferramenta, que ajudou milhares de eleitores remotamente.
JM/LC, DM