TSE no TikTok ultrapassa a marca de 30 mil seguidores e 340 mil curtidas
Vídeos usam descontração para informar, conscientizar e combater desinformação, sobretudo entre os mais jovens
“O Brasil terá a cara de quem comparecer para votar, e o seu voto tem poder. Ajude a fazer um país melhor e maior!” Com essa mensagem o ministro Luís Roberto Barroso, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), inaugurou o perfil do Tribunal no TikTok no dia 3 de outubro de 2020. De lá para cá, nesses quase 10 meses, mais de 33 mil seguidores atenderam ao convite e passaram a seguir o Tribunal nessa nova rede social.
Veja o vídeo no canal do TSE no YouTube.
Os mais de 180 vídeos que o TSE já publicou não são muito diferentes do que normalmente se vê na plataforma: lá também tem as famosas dancinhas, dublagens, paródias e desafios (os chamados challenges). Mas isso tudo é usado como ferramenta para levar informação e conscientização ao público mais jovem, sempre de forma bem-humorada e descontraída.
A repercussão tem sido ótima. Para se ter uma ideia, o vídeo com informações sobre os protocolos sanitários para as Eleições Municipais de 2020 alcançou mais de 1 milhão e 200 mil visualizações. No total, a página junta mais de 341 mil curtidas. O sucesso do TSE no TikTok recentemente chamou a atenção da mídia especializada, sobretudo por causa do seu uso contra a campanha de desinformação a respeito do voto eletrônico no Brasil.
Inclusive, o TSE e o TikTok firmaram uma parceria para combater a disseminação da desinformação na campanha eleitoral do ano passado.
Quem cria, produz, filma e estrela os vídeos são os próprios profissionais da Secretaria de Comunicação do Tribunal, que se dividem entre o discurso sério e institucional do conteúdo produzido para a TV Justiça e a descontração do TikTok.
Quem faz os vídeos?
Protagonistas da maioria dos vídeos, os jornalistas pernambucanos Guilherme Glória, 32 anos, e Renatta Gorga, 29, são alguns dos profissionais que encaram juntos o desafio de se comunicarem numa plataforma bem diferente da que eles já estavam acostumados, a televisão.
“Para mim é desafiador, mas também é motivante”, diz Guilherme. “Estamos desbravando uma região em que não era comum temos um órgão sério como um Tribunal”, avalia. Renatta concorda: “Para mim, foi um desafio. Afinal, a responsabilidade era grande: começamos o TikTok do zero. Precisávamos encontrar um formato que desse certo. Aos poucos, entendemos que os vídeos capazes de unir informação e criatividade são o segredo”.
Eles contam que a bagagem que trazem das suas vivências nas redes sociais é a principal ajuda que têm para criar os vídeos, que eles mesmos filmam e editam em seus smartphones.
Falar em nome do Tribunal é uma grande responsabilidade, que faz com que Guilherme cuide ainda mais da forma da mensagem que está transmitindo. “Muitas pessoas brincam no TikTok sem a responsabilidade que temos. Tentamos passar conhecimento de uma forma divertida, sempre colocando na balança o quanto do nosso conteúdo está sendo informativo”, conta. “Se queremos atingir todas as faixas etárias, desde as mais maduras às mais jovens, precisamos conciliar a formalidade com a linguagem descontraída e criativa”, conclui Renatta.
Para encontrar o perfil do TSE no TikTok, basta procurar por @tsejus no campo de busca da plataforma. Novos vídeos vão ao ar, no mínimo, três vezes por semana.
RG/LG