Enfermeira do TSE é uma das primeiras profissionais de saúde a se vacinar contra a Covid-19 no DF
Profissional atua no Tribunal desde 2015 e destaca a emoção de se imunizar e continuar o trabalho de combate à doença
Uma das primeiras profissionais de saúde a ser imunizada contra a Covid-19 no Distrito Federal foi a enfermeira Ludmilla Castro, que trabalha no posto de saúde do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e também atua no pronto-socorro da pediatria do Hospital Regional de Ceilândia (HRC) e integra a equipe de combate ao coronavírus na capital.
Para ela, que foi vacinada na última terça-feira (19) – mesmo dia que a vacina chegou no DF -, o momento simboliza esperança para uma nova fase no combate à doença e destaca a emoção de ter sido imunizada. “Foi emocionante. Passa um filme na nossa cabeça. Fiquei muito feliz de estar representando tantos profissionais que estão nesta lida diária, pois não é fácil. A gente vê de perto esse vírus que levou a vida de alguns. Foi um momento muito feliz, e que venha a segunda dose e que venha para todos”, destacou.
A profissional trabalha no combate à Covid-19 desde o início da pandemia e lembra que o trabalho ainda continua. “O TSE assim como as demais instituições também são locais de mobilização no combate à doença. Seja no aspecto de orientação como na mobilização de servidores e demais colaboradores. Desde o início da pandemia, continuamos a trabalhar diariamente de modo presencial para atender as consultas por teleatendimento, sanar dúvidas e atender todos que apresentaram algum tipo de sintoma”, lembrou.
No TSE, a equipe de saúde da qual Ludmilla faz parte atua no atendimento periódico de saúde, na realização de alguns procedimentos como: realização de ECG, administração de medicamentos e curativos. Há também o atendimento médico com consultas eletivas. A atuação também se dá no pronto atendimento, prestando assistência imediata a servidores, colaboradores e visitantes que apresentam algum problema de saúde emergencial.
TP/CM, DM