Presidente do TSE apresenta aos ministros nova campanha de incentivo à participação feminina na política
Para a ação, o Tribunal fez uma parceria com o Instituto Marielle Franco, visando coletar depoimentos de mulheres que sofreram violência de gênero na vida pública
“Você sabe identificar a violência contra uma mulher na política?” É com essa pergunta – que convida o telespectador a uma reflexão – que a nova campanha do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por mais mulheres na política e contra a violência de gênero se inicia. Lançada nesta segunda-feira (2), a iniciativa foi destacada pelo presidente do Tribunal, ministro Luís Roberto Barroso, na abertura da sessão desta terça-feira (3), quando foi apresentado para os ministros da Corte Eleitoral o primeiro vídeo da ação.
“A campanha, que ficou bem bonita, é estrelada pela atriz e embaixadora da ONU Mulheres, Camila Pitanga, que gentilmente aceitou o convite do TSE e participou sem receber honorários, graciosamente”, lembrou Barroso.
Além dela, as peças serão estreladas por atrizes que representam a diversidade feminina: idosas, indígenas, jovens, transgêneros e negras. Uma das preocupações do Tribunal é imprimir representatividade aos materiais de divulgação.
Garantir mais mulheres na política tem sido uma das maiores preocupações e lutas do TSE nos últimos anos, além de um dos compromissos do ministro Barroso à frente da Corte Eleitoral.
A campanha, que será divulgada em todas as emissoras de TV e rádio do país, bem como nas redes sociais da Justiça Eleitoral, foi elaborada pela Secretaria de Comunicação do TSE (Secom) e pela agência NBS e produzida pela Biruta FIlmes.
Esta edição da campanha, que tem como slogan “Mais mulheres na política. Sem violência de gênero. A gente pode. O Brasil precisa”, segue até dezembro deste ano e conta com quatro vídeos (um para TV e três voltados para as redes sociais). Para a sua realização, o TSE fez uma parceria com o Instituto Marielle Franco visando coletar alguns depoimentos de mulheres que sofreram violência de gênero na política.
Confira a playlist com os vídeos.
MM/LC, DM