Boletim de Urna antecipa resultado oficial de uma eleição
No pleito suplementar realizado no último domingo (1º) em Acorizal (MT), os fiscais dos partidos levaram menos de cinco minutos para contabilizar os votos registrados nos BUs

A urna eletrônica introduziu novas formas de auditagem, mais modernas e seguras, no processo eleitoral. E mesmo com toda a tecnologia envolvida em um pleito, a eleitora ou o eleitor que quiser um comprovante físico, em papel, do resultado da votação na seção eleitoral pode obtê-lo por meio do Boletim de Urna (BU). Na eleição suplementar realizada no último domingo (1º) no município de Acorizal (MT), a vitória do candidato Diego Taques para a prefeitura foi comemorada logo após o encerramento da votação. Os fiscais dos partidos levaram menos de cinco minutos para contabilizar os votos registrados nos BUs das 29 urnas utilizadas no pleito.
Veja reportagem no canal do TSE no YouTube.
O BU é um relatório em papel emitido pela urna eletrônica ao final de uma eleição. Esse documento permite que fiscais de partidos e qualquer outra pessoa possam conferir imediatamente após o encerramento da votação o quantitativo de votos existentes em todas as urnas. É com esse comprovante, emitido e publicado no final do pleito em cada seção eleitoral, que se pode conferir os resultados, inclusive comparando com o que é divulgado pela Justiça Eleitoral na internet.
Nas pequenas cidades, na maioria das vezes, os eleitores sabem, graças ao Boletim de Urna, o resultado da votação antes mesmo de a Justiça Eleitoral finalizar a totalização dos votos. Isso porque o BU pode ser verificado por qualquer pessoa, já que cada documento tem um QR Code que permite o acesso a todos os dados registrados na urna, como o número de votos por candidato e por legenda; os votos nulos e em branco; o total de votos apurados; e a identificação da seção e da zona eleitoral.
Para conferir os dados é simples. Depois que as urnas registram os votos dos eleitores e a eleição é encerrada, os fiscais dos partidos acompanham a impressão de vias do Boletim de Urna que são imediatamente assinadas pelos mesários e fiscais para atestar a veracidade dos documentos. De posse do BU, basta somar os votos registrados no papel para saber o resultado do pleito antes mesmo do envio das mídias para a central de totalização da Justiça Eleitoral.
Confirmação
Em Acorizal, a totalização oficial dos votos foi exibida para todos os eleitores em tempo real, e o resultado foi o mesmo que as eleitoras e os eleitores já sabiam assim que tiveram acesso aos boletins. O prefeito eleito da cidade obteve 505 votos a mais que o adversário.
Exemplos como esses comprovam que o voto digitado na urna é o mesmo que é impresso no boletim divulgado pela Justiça Eleitoral na totalização. Portanto, para saber o resultado de uma eleição antes mesmo do fim da totalização, basta conferir o Boletim de Urna impresso ou na internet, por meio do QR Code.
MC/LC, DM