TSE firma parceria com IPEA para realizar pesquisa de opinião sobre as Eleições 2020
Cerca de 20 mil eleitores de todo o país devem participar
Uma parceria inédita entre o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) vai viabilizar a realização de pesquisa de opinião referente às Eleições 2020. O objetivo é ouvir 20 mil eleitores nas 26 Unidades da Federação em que haverá eleições municipais.
Tradicionalmente, a Justiça Eleitoral ouve os eleitores sobre o processo eleitoral desde 2008, sempre em ano de eleições, em pesquisa realizada por empresa privada contratada por meio de licitação. É a primeira vez que a pesquisa será realizada pelo IPEA, um órgão público de excelência, a um custo mais baixo.
Os recursos repassados pelo TSE vão custear bolsas de acadêmicos e especialistas envolvidos no projeto. O resultado da pesquisa vai auxiliar a sociedade e a academia a compreenderem o sentimento do eleitorado sobre temas como organização das eleições, divulgação de resultados, fake news, influência das redes sociais e propaganda eleitoral.
Como parte da parceria, o IPEA deve coletar também a percepção de mesários por meio de questionário no aplicativo dos mesários, e de dirigentes de partidos políticos, por meio de formulário a ser respondido após a eleição. Além disso, o instituto vai estruturar um modelo de pesquisa para os próximos pleitos, para que os dados possam ser comparados.
O resultado da pesquisa deve ser divulgado no primeiro trimestre de 2021 e uma análise aprofundada a respeito dos dados será divulgada no segundo semestre do próximo ano.
CM/MO