Em Seminário Internacional, secretário-geral do IDEA fala sobre a necessidade de reformas eleitorais em todo o mundo
Nesta terça-feira (21), na palestra de abertura do segundo dia do Seminário Internacional sobre Sistemas Eleitorais, o secretário-geral do Instituto Internacional para Democracia e Assistência Eleitoral (Idea), Yves Leterme, disse que eleições livres e justas são o fundamento da governança democrática, e são cruciais para a distribuição do poder de forma transparente.
Para ele, está clara a necessidade de reformas nos sistemas eleitorais, não apenas no Brasil, mas em muitos outros países, por razões diferentes. “O Brasil é uma sociedade vibrante, que fez um enorme progresso nas últimas décadas, e o mundo está observando o Brasil com grandes expectativas”, ressaltou.
Yves Leterme disse que de 1995 a 2000, 173 países no mundo todo realizaram eleições, e hoje esse número aumentou para 186 países. Para ele, isso é um sinal de que a democracia vem se expandindo. No entanto, segundo ele, se for considerada a participação do eleitor, que baixou de 70% para 67%, com um declínio mais importante na Europa, a necessidade de reforma se torna evidente.
O secretário-geral do IDEA elencou alguns aspectos que considera essencial no processo de reforma política: ter um objetivo claro e transparente para a sociedade civil; definir uma liderança no processo; envolver os cidadãos por meio de organizações da sociedade civil; ter uma visão global do processo, avaliando os impactos de cada mudança a ser feita; e que haja propriedade para que as pessoas acreditem.
Já sobre a quantidade de partidos políticos no Brasil, Yves Leterme ponderou que “não é mais sustentável”. Para ele, é preciso haver uma quebra na multiplicação de partidos, que torna muito difícil a formação de alianças fortes. “O cidadão já nem reconhece mais a identidade de cada partido político”, ressaltou.
Por fim, Leterme disse que, para ser fazer escolhas sobre os sistemas eleitorais, é preciso que haja equilíbrio entre a representatividade e a governabilidade.
FP/LC