Ministro Ricardo Lewandowski lança livro com coletânea de artigos
Lançamento ocorreu no TSE, na quarta-feira (30) e contou com a presença de autoridades, juristas e acadêmicos.
Lançamento ocorreu no TSE, na quarta-feira (30) e contou com a presença de autoridades, juristas e acadêmicos.
O Tribunal Superior Eleitoral, negou recurso.
Justiça Eleitoral foi premida em duas categorias: Especial e comunicação para a Democracia. Troféu foi entregue em cerimônia nessa terça-feira.
O ministro André Ramos Tavares tomou posse como substituto no Tribunal Superior Eleitoral. O magistrado vai ocupar uma das vagas destinadas aos advogados no tribunal. O TSE é formado por sete ministros titulares e sete substitutos. Os juristas têm dois representantes em cada classe.
O vice-presidente do TSE reuniu na obra textos que tratam de momentos marcantes da história recente, como a pandemia de Covid-19, ameaças à democracia e ao sistema eleitoral e os ataques às urnas eletrônicas.
Encontro “Democracia e Consciência Antirracista na Justiça Eleitoral” ocorre na próxima quarta (30) e será transmitido pelo canal do TSE no YouTube
Convênio firmado entre TSE e Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e Universidade Federal do ABC (UFABC) atestou a idoneidade do sistema eleitoral brasileiro, que novamente foi questionado por meio de relatórios publicados por instituições sem respaldo técnico ou qualquer conhecimento do sistema eletrônico de votação.
Log é uma extensão de arquivo que registra tudo que é realizado em um sistema. Os logs das urnas eletrônicas armazenam data e hora que eleitoras e eleitores iniciaram a votação e informações dos cargos que estão sendo votadas. Mas nunca ficam registradas informações pessoais, como número do título, e nem é possível saber em quem cada pessoa votou por meio desses arquivos. Circula uma história nas redes sociais dizendo os logs das urnas usadas nas eleições deste ano foram "descriptografados" e revelaram nominalmente os votos de quem compareceu às urnas. Mas é mentira. Afinal, o voto é sigiloso!
Circula nas redes sociais um vídeo em que um homem grava o processo de retirada de urnas eletrônicas das instalações do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), localizado na rua Libero Badaró, no centro da capital paulistana. Durante a filmagem, o autor da gravação insinua que a suposta apreensão poderia ter sido motivada pelas declarações feitas pelo presidente de um partido, que questionou o funcionamento das versões mais antigas do aparelho. Os equipamentos, que possuem vida útil de dez anos, estavam sendo transportados para o depósito do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília (DF), onde ficarão armazenados até serem corretamente descartados. A previsão é de que isso aconteça em 2023.
O Clica e Confirma desta semana traz um bate-papo sobre fake news e os relatórios que atestam a confiança no sistema eletrônico de votação. Sobre esses assuntos, o apresentador do programa, jornalista Fábio Ruas, conversa com os professores Bruno Albertini, da Universidade de São Paulo, e Ernani Carvalho, da Universidade Federal de Pernambuco. O quadro “Justiça Eleitoral Mora ao Lado” traz a história da mesária Yara Mitie Sakurai, de Naviraí (MS). O Clica e Confirma vai ao ar todas as sextas-feiras. É possível ouvir e até mesmo baixar no site tse.jus.br, na seção Rádio, ou no canal do TSE no Spotify e nas plataformas Google Podcasts e Apple Podcasts. A Secretaria de Comunicação e Multimídia do TSE produz o Clica e Confirma, também veiculado pela Rádio Justiça e por outras emissoras parceiras da Justiça Eleitoral em todo o país.
Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h.
Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações