TSE é finalista do 3º Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública com trabalho contra desinformação
Tribunal concorre na categoria “Xô Fake News”. Prêmio analisou instituições que empregaram esforços efetivos de comunicação para combater informações falsas

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) foi selecionado como finalista da 3ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública, na categoria “Xô Fake News”, com o trabalho publicado em seu perfil no Instagram intitulado “Você se torna eternamente responsável por aquilo que compartilha”. A publicação do post ocorreu no dia 1º de abril de 2024, em alusão ao Dia da Mentira. A organização do prêmio analisou instituições que empregaram esforços efetivos em sua comunicação para combater informações falsas.
Junto ao card, o TSE publicou o seguinte texto: “Uma mentira contada várias vezes pode se tornar uma notícia falsa viralizada. E o pior de tudo: pode gerar consequências incalculáveis! Antes de compartilhar qualquer informação, faça todas as checagens necessárias: fontes oficiais, contexto, linguagem (se tem erros e/ou tom muito alarmista) e veja se existem outras matérias atuais, feitas pela imprensa profissional, sobre o assunto. Neste #DiaDaMentira, que tal refletirmos sobre o impacto de uma ‘mentirinha’ em nossas vidas?”.
Os trabalhos finalistas foram realizados no período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2024. A análise dos materiais, assim como na edição anterior, considerou os seguintes critérios:
- engajamento e impacto das publicações;
- relevância coletiva dos conteúdos;
- diversidade de abordagens;
- pertinência com a temática da categoria.
O processo de escolha e curadoria foi realizado por meio da plataforma Social Media Gov, que não possui viés personalista. O objetivo da iniciativa é destacar as melhores práticas de comunicação pública e contribuir para a sua disseminação.
Premiação
A cerimônia de premiação ocorrerá no dia 29 de abril, durante a 14ª edição do Redes Wegov, em Florianópolis (SC). Todos os finalistas serão convidados ao palco para receber um certificado, enquanto os vencedores de cada categoria serão contemplados com uma estatueta.
Além das categorias temáticas (Meme-Trend do Ano; Influencer; Xô Fake News; Inclusão e Diversidade; Transparência; Atitude; Colaboração; Comunicação como Serviço; Comunicação que Aproxima; Identidade, Conteúdo Tutorial), haverá novamente a categoria “Melhor Conteúdo do Ano”, que será escolhida por meio do voto direto dos participantes da 14ª edição do Redes Wegov.
Social Media Gov
A Social Media Gov é uma plataforma de inteligência e benchmarking que auxilia instituições públicas a criar, analisar e planejar seus conteúdos e estratégias de comunicação para as redes sociais. Ela é destinada a equipes de comunicação do setor público, órgãos de planejamento e de inteligência da administração pública, consultores e profissionais liberais, acadêmicos e pesquisadores, empresas e entidades do terceiro setor.
As instituições públicas analisadas incluem: Governo Federal, governos estaduais, prefeituras com mais de 200 mil habitantes; Senado Federal, Câmara dos Deputados, câmaras legislativas e câmaras municipais das capitais; Supremo Tribunal Federal, Superior Tribunal de Justiça, Tribunal Superior Eleitoral, Tribunal Superior do Trabalho, tribunais regionais eleitorais; tribunais regionais do trabalho e tribunais de justiça estaduais; Ministério Público Federal, Conselho Nacional do Ministério Público, ministérios públicos estaduais; tribunais de contas; universidades públicas; e defensorias públicas.
Premiação vencedora
Em 2023, durante o evento Redes12, em Florianópolis (SC), o TSE recebeu o Prêmio Social Media Gov, também na categoria “Xô Fake News”. O post vencedor desmente boato de que o relatório final do Ministério da Defesa sobre as Eleições 2022 teria apontado a existência de fraude ou inconsistência nas urnas eletrônicas.
Além disso, outro post do canal do TSE no Instagram foi finalista na categoria “Meme-Trend do Ano”, que premia instituições que utilizaram o expediente dos memes e das trends de forma eficiente e obtiveram ótimos resultados.
Em 2024, o TSE esteve novamente entre as instituições finalistas na categoria “Xô Fake News”. A Justiça Eleitoral (JE) mantém o combate à desinformação como uma de suas principais pautas. Mesmo em 2023, um ano sem eleições, o Tribunal seguiu priorizando essa iniciativa.
AN, LB/LC, DB