Portal do TSE tem mais de 379 milhões de acessos em 2024
Ferramentas de comunicação do Tribunal facilitam o acesso de todas as pessoas aos serviços da Justiça Eleitoral
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) encerrou 2024 com números expressivos de visualizações e engajamento em seus canais digitais. Com mais de 379 milhões de acessos ao Portal TSE e 27,9 milhões de impressões nas redes sociais, o órgão consolidou sua presença digital, alcançando cidadãs e cidadãos em prol do fortalecimento da democracia.
Ao longo de 2024, o Portal do TSE publicou 1.319 matérias, que atingiram mais de 41 milhões de internautas, com destaque para o mês de outubro, que liderou em volume de conteúdo devido à intensa cobertura do período eleitoral, com 195 matérias informativas publicadas. No dia do 1º turno das Eleições Municipais de 2024, foram mais de 71 milhões de acessos ao Portal.
Destaques do Portal
Para se comunicar com o eleitorado, as candidaturas e os partidos, além de dar publicidade às informações essenciais a diferentes públicos, em 2024, a Secretaria de Comunicação (Secom) do Tribunal criou 103 páginas novas no Portal TSE. As publicações forneceram informações cruciais, reforçando o compromisso da Justiça Eleitoral com a transparência e a acessibilidade.
Entre as matérias mais acessadas do Portal TSE, a liderança foi para o anúncio da divulgação dos resultados das Eleições 2024 em tempo real, publicada em outubro, com mais de 5,9 milhões de visualizações. Outras matérias, como as que trataram da abrangência do pleito e do calendário eleitoral com as principais datas do evento, figuraram entre as mais lidas, cada uma com mais de um milhão de sessões.
A área de serviços do site acolheu milhares de brasileiros de forma remota. O Autoatendimento Eleitoral registrou mais de 69 milhões de usuários no ano passado.
Redes sociais em alta
Nas redes sociais do TSE, o volume de publicações em 2024 foi um ponto de destaque. O perfil do Tribunal no Instagram alcançou 13 milhões de impressões e foram publicados 2.048 posts, um aumento em relação aos 1.332 do ano anterior, consolidando a plataforma como uma das principais ferramentas de engajamento do TSE ao manter um crescimento estável em relação ao ano anterior.
O Facebook teve um aumento significativo, passando de 5,4 milhões de impressões em 2023 para 9,2 milhões em 2024, o que demonstrou uma maior adesão do público no ano eleitoral. Já o LinkedIn somou mais de 632 mil impressões nas 627 publicações, mostrando a relevância também da comunicação com o público profissional.
O TSE ainda marcou presença em plataformas audiovisuais, ampliando seu alcance e engajamento. No YouTube, os conteúdos foram visualizados 8,7 milhões de vezes, o que representou um aumento expressivo de 158,2% nas visualizações e 16% no número de inscritos. A plataforma é um canal essencial para oferecer informações detalhadas, didáticas e acessíveis aos eleitores.
No TikTok, a estratégia voltada ao público jovem gerou 3,7 milhões de visualizações e atraiu 162 mil seguidores, um crescimento de 9% em relação a 2023. O destaque se deu em razão do aumento de 341% nos acessos aos conteúdos, o que comprovou o potencial da rede para o engajamento de novas audiências.
Já no Kwai, o número de seguidores teve um crescimento mais modesto, de 2%, mas a interação dos usuários foi significativamente elevada. O número de compartilhamentos atingiu 93 mil envios, evidenciando o impacto dos conteúdos e a disposição do público em disseminar as mensagens do TSE.
CA/LC, DB