Você sabe o que é zerésima? O Glossário explica
Documento emitido pela urna eletrônica reforça a transparência e a auditabilidade do sistema de votação

Zerésima é o documento emitido pela urna eletrônica, antes do início da votação na seção eleitoral, que atesta não haver voto registrado para qualquer candidatura. Acessível no Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o Glossário Eleitoral define esse relatório como um comprovante gerado, após a inicialização da urna, que demonstra que o equipamento não tem voto registrado para qualquer candidata ou candidato que concorre no pleito.
A emissão da zerésima ocorre após a autorização do presidente da mesa receptora de votos, antes do começo da votação. O documento contém a identificação completa da urna, confirmando que todas as candidatas e todos os candidatos estão devidamente registrados e não têm qualquer voto assinalado.
Após a impressão da zerésima, o documento é assinado pelo presidente da seção eleitoral, pelos mesários e pelos fiscais presentes (dos partidos políticos, das federações e das coligações), aptos a acompanhar e a fiscalizar a votação. O documento é afixado na seção eleitoral e fica disponível para consulta pública.
Glossário Eleitoral
O serviço on-line do TSE explica à cidadã e ao cidadão mais de 300 expressões utilizadas pelos operadores do Direito Eleitoral. Os verbetes trazem, também, informações históricas e referências doutrinárias que destacam a evolução das eleições no país.
As expressões estão distribuídas em ordem alfabética, o que facilita a consulta de um termo específico por usuárias e usuários.
AN/EM, MM