No Dia da Internet Segura, TSE reafirma combate à desinformação nas redes
Data celebrada nesta terça (11) visa sensibilizar sobre o acesso seguro e o combate a discursos de ódio, mentiras e fraudes na web
![Dia da Internet Segura 2025 - 11.02.2025 Dia da Internet Segura 2025 - 11.02.2025](https://www.tse.jus.br/imagens/fotos/dia-da-internet-segura-2025-11-02.2025/@@images/5b66b99e-d28a-4ffd-af28-9cb9fd5201f5.jpeg)
Nesta terça-feira (11), é celebrado o Dia da Internet Segura 2025, data que é referência mundial sobre o uso consciente das tecnologias associadas à internet. Uma das instituições públicas do mundo mais engajadas nas ações de combate à desinformação, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) reafirma seu compromisso com a navegação segura e divulgação de conteúdo confiável e de qualidade na web.
Há 21 anos, a data é celebrada por organizações públicas e privadas dos 180 países que aderiram a práticas de segurança na internet. O objetivo é promover reflexões sobre como sensibilizar pessoas e instituições a usarem a web de forma responsável e ética. Em 2025, a campanha mundial repete sua tradicional Semana da Internet Segura, com a divulgação, de 11 a 17 de fevereiro, de conteúdos de combate à desinformação.
A iniciativa conta com a colaboração de importantes instituições especializadas, como a ONG Redes Cordiais, focada em educação midiática e segurança digital; a Agence France-Presse (AFP Checamos), que oferece materiais educativos gratuitos sobre identificação de notícias falsas; e o Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio (ITS-Rio), que apresenta reflexões sobre o uso consciente da internet. Também tem o apoio institucional do Ministério da Saúde (MS), do Supremo Tribunal Federal (STF) e do TSE.
TSE no combate à desinformação
A veiculação de notícias falsas, desinformação e discursos de ódio é uma prática que põe a democracia de um país em xeque. Para combater esse tipo de crime, o TSE tem em curso ações permanentes, como:
- o Programa de Enfrentamento à Desinformação, que conta com mais de 150 parcerias;
- a página Fato ou Boato;
- o Centro Integrado de Enfrentamento à Desinformação e Defesa da Democracia (CIEDDE); e
- o Sistema de Alertas de Desinformação Eleitoral (Siade).
Além disso, o TSE atualizou a resolução que trata da propaganda eleitoral para incluir regras sobre o uso adequado da inteligência artificial (IA) nas campanhas eleitorais.
Informação confiável
A participação do TSE na Semana da Internet Segura se dará por meio de seu perfil na plataforma Kwai, que, nesta segunda-feira (10), completou 3 anos. Entre as ações, está o lançamento de uma página especial com conteúdo educativo sobre o tema e a publicação da hashtag oficial #InternetSegura2025.
A página reúne informações sobre navegação segura, prevenção a golpes e boas práticas no ambiente digital, impactando milhões de usuárias e usuários da plataforma. A parceria com o Kwai tem o intuito de aumentar a visibilidade dos conteúdos produzidos e divulgados pelo próprio TSE e por outras fontes confiáveis.
O TSE foi a primeira instituição pública brasileira a aderir ao app de vídeos e a inaugurar uma página na plataforma. Atualmente, o perfil do Tribunal no Kwai conta com mais de 485 mil seguidores.
CL/LC, DB