Clica e Confirma celebra os 93 anos da Justiça Eleitoral
Além de reforçar a defesa da democracia, a transparência e a segurança do processo eleitoral, o programa apresenta sugestões para se conhecer melhor a trajetória da Justiça Eleitoral

O Clica e Confirma desta semana destaca os 93 anos da Justiça Eleitoral, celebrados na próxima segunda-feira (24 de fevereiro). A Justiça Eleitoral, encabeçada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), seu orgão máximo, tem se mantido firme na defesa da democracia, garantindo a transparência e a segurança das eleições no país.
A história da Justiça Eleitoral teve início com a criação do Código Eleitoral brasileiro, em 1932, que trouxe importantes avanços para a moralização do processo eleitoral, como o voto secreto e o cadastro de eleitores. Além disso, a legislação promoveu a modernização do sistema, incluindo o direito de voto às mulheres. Previu, ainda, o uso de uma “máquina de votar”, o que seria realizado a partir do pleito de 1996, com a introdução gradual da urna eletrônica nas seções eleitorais.
Para a professora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e historiadora Heloísa Starling, “conhecer o passado fornece repertório para que possamos refletir sobre o presente e, assim, defender a democracia. Quando compreendemos sua trajetória, entendemos o significado de cada esforço na luta pelos direitos”.
Além de abordar a evolução e as conquistas da Justiça Eleitoral, o Clica e Confirma sugere caminhos para se conhecer melhor a história dessa Justiça Especializada.
O programa também apresenta um resumo da movimentação da semana dos perfis do TSE nas redes sociais.
O programa
É possível ouvir e baixar o Clica e Confirma na seção Rádio do TSE ou no canal do TSE no Spotify e na plataforma Apple Podcasts. Além disso, você pode acessar o programa pelo canal da Justiça Eleitoral no YouTube.
Produzido pela Secretaria de Comunicação e Multimídia do TSE, o programa também é veiculado pela Rádio Justiça e por outras emissoras parceiras da Justiça Eleitoral em todo o país.
AN/EM, MM