Clica e Confirma aborda eleições suplementares e projeto de cidadania
Eleitorados das cidades de Ruy Barbosa (BA), Eldorado e Neves Paulista (SP) e Paranhos (MS) voltam às urnas para escolher novos prefeitos e vice-prefeitos

A edição do Clica e Confirma que vai ao ar nesta sexta-feira (28) destaca as eleições suplementares que ocorrerão em quatro municípios no dia 6 de abril. Eleitoras e eleitores das cidades de Ruy Barbosa (BA), Eldorado e Neves Paulista (SP) e Paranhos (MS) retornarão às urnas para escolher novos prefeitos e vice-prefeitos. As eleições foram determinadas pelos tribunais regionais eleitorais (TREs) dos respectivos estados.
O Código Eleitoral (Lei nº 4.737/1965) prevê casos específicos que levam à realização de novas eleições. Um deles é a convocação de pleito suplementar quando, por determinação da Justiça Eleitoral, forem anulados mais de 50% do total de votos de uma eleição para os cargos majoritários de presidente da República, governador e prefeito.
A Justiça Eleitoral também poderá convocar novas eleições quando houver o indeferimento do registro, a cassação do diploma ou a perda do mandato de candidata eleita ou de candidato eleito em pleito majoritário, independentemente do número de votos anulados.
Alfabetização e cidadania
O Clica e Confirma ressalta, ainda, a 7ª edição do programa SoleTRE, do Tribunal Regional Eleitoral do Mato Grosso (TRE-MT), que promove a alfabetização gratuita de jovens, adultos e idosos.
O programa informa sobre a posse do novo ministro substituto do TSE, Sebastião Reis Júnior, ocorrida na última terça-feira (25). Traz, também, os temas em alta, na semana, nos perfis do Tribunal nas redes sociais.
O programa
É possível ouvir e baixar o Clica e Confirma na seção Rádio do TSE ou no canal do TSE no Spotify e na plataforma Apple Podcasts. Além disso, você pode acessar o programa pelo canal da Justiça Eleitoral no YouTube.
Produzido pela Secretaria de Comunicação e Multimídia do TSE, o programa também é veiculado pela Rádio Justiça e por outras emissoras parceiras da Justiça Eleitoral em todo o país.
AN/EM, MM