Você já ouviu falar no “voto formiguinha”? O Glossário explica
Serviço on-line do TSE detalha mais de 300 expressões jurídico-eleitorais

Você já ouviu falar nas expressões "voto de corrente" ou "voto formiguinha"? Esses nomes se referem a um tipo de manipulação eleitoral que acontecia na época em que as eleições ainda eram realizadas de forma manual, com o uso e a contagem de cédulas de papel.
Disponível no Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o Glossário Eleitoral informa que essa manipulação aparentemente foi inventada no fim do século retrasado, na Tasmânia (Austrália).
Veja como funcionava
Antes de votar, a eleitora ou o eleitor recebia uma cédula oficial, mas a trocava por um papel qualquer, que era então depositado na urna de lona.
Já a segunda parte da fraude ocorria fora do local de votação: outra pessoa assinalava uma cédula oficial com a candidatura de sua preferência e a entregava ao próximo eleitor, pedindo que ele trouxesse a cédula oficial em branco que recebesse. Esse ciclo se repetia, comprometendo a integridade da votação.
O Glossário
O serviço on-line do TSE explica à cidadã e ao cidadão mais de 300 expressões empregadas pelos operadores do Direito Eleitoral. Os verbetes trazem informações históricas e referências doutrinárias que mostram a evolução das eleições no país.
As expressões estão distribuídas em ordem alfabética, o que facilita a pesquisa.
LB/EM, MM