Clica e Confirma destaca reuniões da presidente do TSE com dirigentes dos TREs
Nos encontros, que ocorreram este mês, foram discutidos temas relevantes para a Justiça Eleitoral

O programa Clica e Confirma desta semana destaca as reuniões que ocorreram no mês de abril entre a presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, e os presidentes dos tribunais regionais eleitorais (TREs) do país. Na pauta, foram discutidos diversos temas, já com foco nas Eleições Gerais de 2026.
Ao todo, foram três encontros, divididos por regiões. No primeiro, que aconteceu no dia 2, a presidente Cármen Lúcia recebeu os presidentes dos TREs das regiões Norte e Centro-Oeste. No segundo encontro, ocorrido no dia 9, a magistrada se reuniu com os dirigentes dos regionais do Nordeste. Já a última reunião foi no dia 23, com os presidentes dos TREs das regiões Sul e Sudeste e do Distrito Federal.
O programa traz também os números da participação dos povos indígenas no eleitorado brasileiro e nas candidaturas. Entre eles, por exemplo, teve destaque o crescimento de 32% na quantidade de candidatas e candidatos autodeclarados indígenas eleitos para o cargo de vereador nas Eleições Municipais de 2024, em comparação ao pleito de 2020.
O Clica e Confirma também reforça a importância de buscar informações precisas sobre como proceder para regularizar o título eleitoral, o que deve ser feito por meio dos sites oficiais do TSE (tse.jus.br) e dos tribunais regionais eleitorais (TREs) ou no cartório eleitoral de sua cidade.
Além das dicas e informações nos perfis do TSE nas redes sociais, o Clica e Confirma fala ainda de uma iniciativa do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA) para aplicar a Resolução do TSE nº 23.746, de 11 de março de 2025, e incluir a promoção de mulheres nos cargos da magistratura eleitoral a serem providos por advogadas e advogados.
O programa
É possível ouvir e baixar o Clica e Confirma na seção Rádio do TSE ou no canal do TSE no Spotify e na plataforma Apple Podcasts. Além disso, você pode acessar o programa pelo canal da Justiça Eleitoral no YouTube.
Produzido pela Secretaria de Comunicação e Multimídia do TSE, o programa também é veiculado pela Rádio Justiça e por outras emissoras parceiras da Justiça Eleitoral em todo o país.
AN/EM, MM