Biblioteca do TSE completa 79 anos nesta quarta (30)
Evento celebrou o aniversário do espaço, que reúne mais de 40 mil publicações

Nesta quarta-feira (30), a Justiça Eleitoral (JE) comemora os 79 anos da Biblioteca Professor Alysson Darowish Mitraud, localizada no 1º andar do edifício-sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília. A Biblioteca, que é aberta ao público, conta com um acervo geral de mais de 40 mil publicações, entre livros, folhetos, periódicos, teses, dissertações e vídeos nas áreas eleitoral, partidária e afins.
A Biblioteca do TSE nasceu da iniciativa do ex-ministro e professor Francisco Sá Filho, com uma verba inicial reduzida para a aquisição de livros. Hoje, o espaço se consolidou como centro de referência do Direito Eleitoral e temas correlatos dentro e fora da Justiça Eleitoral, sempre contribuindo para a formação de profissionais, pesquisadores e cidadãos que buscam compreender e fortalecer os pilares da democracia brasileira.
Nessas quase oito décadas, a Biblioteca passou por várias mudanças físicas, acompanhando a evolução do Tribunal. Desde a sua instalação, no Rio de Janeiro, até a sua transferência para Brasília, em 1960, o espaço sempre buscou oferecer um acervo atualizado e de qualidade, com obras que abrangem muitas áreas essenciais do Direito.
A Biblioteca Alysson Darowish Mitraud é aberta ao público interno de segunda a sexta, das 8h às 20h, e ao público externo, das 10h às 20h. Além do espaço físico, o TSE disponibiliza na internet a Biblioteca Digital da Justiça Eleitoral (BDJE).
Saiba mais sobre a Biblioteca do TSE.
Evento comemorativo
Para celebrar a data, nesta terça (29), a Secretaria de Gestão da Informação e do Conhecimento (SGIC) realizou um evento que buscou reforçar a valorização do conhecimento e da memória institucional da JE.
Ao abrir o evento, o secretário de Gestão da Informação e do Conhecimento do TSE, Cleber Schumann, ressaltou o compromisso da Biblioteca com a preservação, disseminação e valorização do conhecimento jurídico e eleitoral, desempenhando um papel fundamental na democracia e na Justiça Eleitoral. “A atuação da Biblioteca do TSE extrapola estas paredes”, disse Schumann.
O encontro contou com a roda de conversa "As bibliotecas mudam o mundo" e com sorteio de livros.
CL/LC, DB
Leia mais:
24.12.2024 - Bibliotecas física e digital do TSE contam com acervo histórico e obras raras