Presidente do Supremo Tribunal Federal visita o CDE 2024

Ministra Cármen Lúcia acompanhou o ministro Luís Roberto Barroso no Centro de Divulgação das Eleições no fim da tarde deste domingo (6)

Foto: Antonio Augusto STF/ Entrevista coletiva no CDE  da Min. Cármem Lúcia  06.10.2024

“Que bom que o Judiciário está junto para garantir eleições livres para todos os cidadãos”. A afirmação foi feita pela presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, ao retornar, no fim da tarde deste domingo (6), 1º turno das Eleições Municipais de 2024, ao Centro de Divulgação das Eleições (CDE) 2024. Ela estava acompanhada do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, que presidiu o último pleito municipal, em 2020.

Eles conversaram com jornalistas que acompanham a divulgação dos resultados das Eleições 2024 diretamente do CDE, no edifício-sede do TSE, em Brasília. “A presidente [do TSE] estará divulgando o resultado poucas horas depois das eleições, consagrando esse extraordinário sistema que nós temos de votação, que é provavelmente o melhor do mundo. A democracia é isso: a rotina de as pessoas votarem, se manifestarem, dentro da lei, dentro da Constituição, e as maiorias governarem, com o dever de respeitar as regras do jogo e os direitos fundamentais de todos”, afirmou Barroso.

Conforme destacou o presidente do STF, por coincidência, as eleições municipais deste ano ocorrem no 36º aniversário da Constituição Federal de 1988, “o mais longo período de estabilidade institucional da República brasileira. “E nós, do Poder Judiciário, somos muito felizes que as instituições tenham assegurado a prevalência da democracia no Brasil, e as eleições tenham se tornado uma rotina, sem maiores sobressaltos”, concluiu.

Cármen Lúcia ainda ressaltou que o Poder Judiciário quer que os direitos sejam o dia a dia de todas as cidadãs e todos os cidadãos brasileiros. “Eleição é isso. Com tranquilidade, sem hostilidades maiores, tudo dentro da normalidade”, concluiu, ao parabenizar as servidoras e os servidores da Justiça Eleitoral, que, segundo ela, são um exemplo de dedicação, empenho e seriedade.

LC/DB

 

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações