Observadores internacionais e autoridades convidadas pelo TSE avaliam eleições em Valparaíso (GO)
Entidades como a OEA e o Parlasul enviaram representantes para acompanhar a votação em seções no município goiano, no 1º turno das Eleições 2024
Integrantes das Missões Internacionais de Observação Eleitoral e outras autoridades convidadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) visitaram, neste domingo (6), dia do 1º turno das Eleições Municipais de 2024, seções de votação na cidade de Valparaíso de Goiás (GO).
Os observadores e convidados foram recebidos e acompanhados pela juíza auxiliar da Presidência do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), Ana Cláudia Veloso Magalhães, que apresentou o trabalho desenvolvido pela Justiça Eleitoral.
Entidades como a Organização dos Estados Americanos (OEA) e o Parlamento do Mercosul (Parlasul) enviaram representantes ao município goiano. Entre os visitantes, estavam embaixadores e diplomatas de vários países.
O objetivo dos especialistas é observar temas como organização, tecnologia, Justiça Eleitoral, participação política das mulheres, dos povos indígenas e dos afrodescendentes, financiamento político, campanhas, mídia, comunicação digital e violência eleitoral.
As Missões têm a finalidade de contribuir para o aperfeiçoamento do processo eleitoral brasileiro, ampliar a transparência e a integridade, bem como fortalecer a confiança pública nas eleições. Entre os objetivos, estão: observar o cumprimento das normas eleitorais nacionais; colaborar para o controle social nas diferentes etapas do processo eleitoral; e verificar a imparcialidade e a efetividade da organização, direção, supervisão, administração e execução do processo eleitoral.
LC/DB, com informações da Secom/TRE-GO
Leia mais:
30.09.2024 - TSE celebra acordos com OEA e Parlasul para receber Missões de Observação nas Eleições 2024