Chefe da Missão de Observação Eleitoral da OEA acompanha votação em Valparaíso (GO)

Durante a visita, Agustín Espinosa disse que o objetivo da missão é acompanhar temas, como tecnologia, participação política das mulheres, dos povos indígenas e afrodescendentes, entre outros

06.10.2024 O chefe da Missão de Observação Eleitoral da Organização dos Estados Americanos (OEA)...

O chefe da Missão de Observação Eleitoral da Organização dos Estados Americanos (OEA), embaixador Agustín Espinosa, visitou seções de votação no município de Valparaíso de Goiás, neste domingo (6), dia do 1º turno das Eleições Municipais de 2024. 

O embaixador destacou que a votação acontece em 26 estados brasileiros e que mais de 155 milhões de brasileiras e brasileiros estão aptos a votar nos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador em 5.569 municípios.  

Além disso, ele agradeceu ao governo brasileiro e ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por terem confiado à OEA, pela quarta vez, a oportunidade de observação de mais um exercício democrático, que é o processo eleitoral.  

A Missão da OEA chegou ao Brasil no dia 27 de setembro e conta com 15 especialistas provenientes de nove países da região, que estão distribuídos pelos estados de São Paulo, Goiás e Distrito Federal. O objetivo dos especialistas é observar temas, como organização, tecnologia, Justiça Eleitoral, participação política das mulheres, dos povos indígenas e dos afrodescendentes, financiamento político, campanhas, mídia, comunicação digital e violência eleitoral. 

06.10.2024 O chefe da Missão de Observação Eleitoral da Organização dos Estados Americanos (OEA)...

Convite 

Augustín Espinosa convidou as eleitoras e os eleitores a exercerem o direito de voto com a convicção e o entusiasmo que caracterizam o povo brasileiro. “Somente vocês podem escolher, de forma livre e democrática, as autoridades locais que os governarão pelos próximos quatro anos. Como chefe desta Missão, estou certo de que esta nova eleição será mais uma festa democrática no Brasil. Uma vez finalizada a jornada de votação, as autoridades eleitorais apresentarão o resultado da eleição”, afirmou ele. 

Relatório preliminar 

O chefe da Missão de Observação Eleitoral da OEA disse, ainda, que, após as eleições, será entregue um relatório preliminar com observações e recomendações com o objetivo de continuar contribuindo para os processos democráticos do país.  

Atuação continuada     

Em 2024, a OEA realiza a sua quarta Missão de Observação no Brasil, seguindo as experiências positivas ocorridas em 2018, 2020 e 2022, conforme documentado em relatórios.   

AN/EM, DB

Leia mais:  

30.09.2024 – TSE celebra acordos com OEA e Parlasul para receber Missões de Observação nas Eleições 2024  

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações