Ouvidoria do TSE recebe mais de 10 mil demandas no mês das Eleições 2024
No 1º turno, quase metade dos atendimentos foi sobre consulta ao local de votação. Já no 2º turno, predominaram as demandas sobre justificativa eleitoral
A Ouvidoria do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recebeu 10.467 demandas em outubro deste ano. Segundo o relatório mensal, o aumento foi de 63,67% em relação ao mês anterior, em que foram registrados 6.395 protocolos.
A maior parte dos atendimentos foi realizada por telefone, com registro de 6.035 demandas, o que representa 57,66%. A internet foi o segundo meio mais procurado, com 3.884 registros (37,11%). Por e-mail, foram cadastradas 548 demandas (5,24%).
No final de semana do 1º turno das Eleições Municipais 2024, foram registrados 1.988 atendimentos via telefone, sendo 906 sobre consulta ao local de votação e situação eleitoral (45,57%). Já no final de semana do 2º turno, foram registrados 204 protocolos telefônicos, sendo o principal assunto justificativa eleitoral, com 76 registros (37,25%).
O estado que mais contabilizou demandas foi São Paulo, com 2.327 protocolos (22,23%), seguido do Rio de Janeiro, com 1.240 (11,85%). Já Roraima foi a unidade da Federação com menos registros: apenas 17 (0,16%).
Respostas
No mês de outubro, foram fornecidas 10.656 respostas à sociedade, incluindo as já concluídas e as remanescentes de outros meses. O tempo médio de resposta entre os setores varia de uma hora a sete dias.
Denúncias
A Ouvidoria do TSE também recebe denúncias relativas a crimes eleitorais, violência política e desinformação, entre outros temas. No mês da eleição deste ano, em 469 casos, a unidade orientou os denunciantes que recorressem ao Ministério Público Eleitoral (MP Eleitoral). Outros órgãos, como as zonas eleitorais e o Ministério Público Federal (MPF), também foram indicados pela Ouvidoria como destinos apropriados para certas demandas.
Satisfação
O índice de satisfação com o serviço prestado pela Ouvidoria do TSE neste mês de outubro foi de 76,82%, com destaque para o prazo de atendimento, considerado positivo por 87,39% das 436 pessoas que responderam à pesquisa.
Ouvidoria
A Ouvidoria do TSE, além de ser uma instância interna de apoio à governança na avaliação, no direcionamento e no monitoramento da organização, é a unidade responsável pelo fomento à transparência e à democracia por meio da participação e da escuta popular.
É um canal de comunicação direta com a sociedade para prestar informações institucionais, receber sugestões, questionamentos, reclamações, críticas, elogios e denúncias sobre as atividades da Corte.
A Ouvidoria do TSE atende também a questionamentos sobre pedidos de acesso a dados de que tratam a Lei nº 12.527/2011, a Lei de Acesso à Informação, e a Lei nº 13.709/2018, a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).
As atribuições da Ouvidoria estão previstas na Resolução TSE nº 23.705/2022 e na Resolução TSE nº 23.435/2015 – que trata da Lei de Acesso à Informação no âmbito do TSE –, entre outros normativos, como a Portaria TSE nº 716/2024.
Serviço
A cidadã e o cidadão podem entrar em contato com a Ouvidoria do TSE por meio do preenchimento de um formulário eletrônico, pelos telefones 0800 648 0005 e (61) 3030-8700 ou pessoalmente, na sede do TSE, na sala V-705. A Ouvidoria é também responsável pela Carta de Serviços ao Eleitor, disponível no Portal do TSE.
DMB/LC, DB