Justiça Eleitoral pelo Brasil: TRE-SC consulta mesários sobre trabalho nas Eleições 2024
Pesquisa busca coletar informações, analisar os desafios e melhorar a experiência durante o processo eleitoral em Santa Catarina
Até o dia 28 de fevereiro de 2025, mesárias, mesários e demais auxiliares que atuaram nas Eleições Municipais de 2024 em Santa Catarina poderão opinar sobre impressões e experiências, bem como oferecer sugestões a respeito do trabalho realizado durante o pleito deste ano. A iniciativa do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) visa coletar informações úteis para aprimorar cada vez mais o processo eleitoral e, sobretudo, oferecer melhores condições de treinamento e trabalho para quem exerce essas funções.
O questionário contém 24 perguntas e leva apenas cinco minutos para ser respondido. Entre os temas abordados nas questões, está a avaliação do treinamento recebido para exercer a função, a opinião sobre os materiais disponibilizados ao longo da capacitação e a análise sobre possíveis dificuldades no desempenho de atividades nos dias da eleição. No formulário, há também um espaço para escrever críticas e sugestões, assim como registrar o interesse em trabalhar nas Eleições Gerais de 2026.
Acesse a Pesquisa de Satisfação dos Mesários.
Neste ano, mais de 1,8 milhão de mesárias e mesários nomeados compareceram aos trabalhos durante as Eleições Municipais de 2024. Em Santa Catarina, pouco mais de 68 mil mesárias, mesários e outros auxiliares participaram do pleito, número que representa um aumento de 5,71% em comparação com o pleito de 2020.
Além de contribuir com o exercício da democracia, o trabalho de mesário acumula benefícios, como:
- hora complementar em curso universitário;
- dois dias de folga para cada dia de convocação;
- isenção na taxa de inscrição em concurso público e preferência no critério de desempate, quando previsto no edital; e
- auxílio-alimentação para cada dia de trabalho.
JV/LC, DB, com informações do TRE-SC