Carta de Serviços para a sociedade está disponível no Portal do TSE
Página explica como acessar diversas funcionalidades de forma fácil e rápida
A Carta de Serviços do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em sua quinta edição, reúne orientações sobre como acessar os serviços prestados pelo Tribunal à sociedade, bem como os compromissos e padrões de qualidade no atendimento ao público. A Carta está disponível no Portal do TSE.
Esse instrumento de gestão tem como objetivo aperfeiçoar os serviços prestados pelo Tribunal. Entre os principais temas abordados, destacam-se:
- “Ouvidoria”, um canal direto de comunicação entre a sociedade e o TSE;
- “Balcão Virtual”, voltado a pessoas interessadas em acompanhar processos judiciais em tramitação.
Cada serviço descrito conta com explicações objetivas, embasamento legal (quando aplicável) e links que facilitam o acesso às funcionalidades.
Serviços eleitorais
A Carta de Serviços possibilita consultas sobre diversos assuntos, como:
- título de eleitor;
- alistamento eleitoral;
- transferência de domicílio eleitoral;
- inclusão de nome social; e
- justificativa eleitoral.
Essas e outras opções estão disponíveis no Autoatendimento Eleitoral, que também permite quitar multas, emitir certidões e acessar serviços relacionados às eleições.
PJe e Consulta Pública Unificada
O Processo Judicial Eletrônico (PJe) é a plataforma utilizada para tramitação de processos judiciais e administrativos na Justiça Eleitoral. Disponível nos cartórios eleitorais, nos tribunais regionais eleitorais (TREs) e no TSE, o sistema possibilita o ingresso de ações, o acompanhamento de manifestações e o julgamento de processos.
Já a Consulta Pública Unificada permite acompanhar o andamento de processos no PJe. A ferramenta disponibiliza buscas por número do processo, tribunal responsável, classe judicial, ano de eleição ou nomes de partes e advogados. Também apresenta detalhes como movimentações, documentos e autoridades envolvidas.
Dados eleitorais e estatísticos
O Portal de Dados Abertos (PDA) do TSE garante acesso público a informações geradas ou mantidas pelo Tribunal, promovendo transparência e incentivando a criação de iniciativas sociais. O PDA substituiu o antigo Repositório de Dados Eleitorais, em 2022.
No PDA, estão dados sobre:
- perfis de candidaturas;
- prestação de contas;
- comparecimento e abstenções;
- resultados eleitorais; e
- informações sobre mesárias e mesários.
Outros dados disponíveis referem-se a partidos políticos, federações, legendas em formação e calendário de propaganda partidária nacional.
Mesários
Já o Canal da Mesária e do Mesário fornece orientações sobre requisitos e benefícios para quem deseja atuar como voluntário nas eleições. Para quem já é mesária ou mesário, estão disponíveis informações sobre treinamentos a distância, aplicativo, acesso a manuais e vídeos, perguntas frequentes, legislação relacionada e emissão da Declaração de Trabalhos Eleitorais (DTE).
Para saber mais, acesse a Carta de Serviços no Portal do TSE.
FLD/LC, DB