TSE e FGV realizam evento internacional sobre inteligência artificial e eleições
Seminário será no fim de maio e inscrições já estão abertas para todas as pessoas interessadas em participar

Nos dias 21 e 22 de maio, a partir das 9h30, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e a Escola de Comunicação, Mídia e Informação da Fundação Getúlio Vargas (FGV Comunicação) realizam o “Seminário Internacional – Inteligência Artificial, Democracia e Eleições”, reunindo ministros, autoridades, representantes de redes sociais, acadêmicos e especialistas nacionais e internacionais.
O evento é aberto ao público e acontece no Auditório I do Tribunal, em Brasília (DF). A participação é gratuita e as inscrições já estão abertas. Basta preencher o formulário neste link.
O seminário, que conta com o apoio da Delegação da União Europeia no Brasil e da Escola Judiciária Eleitoral do TSE (EJE/TSE), vai debater o efeito das fake news no processo eleitoral e a influência que a desinformação exerce no voto da eleitora e do eleitor. O presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, deve falar sobre os impactos da inteligência artificial nas eleições e sobre os desafios da democracia no século XXI.
Além disso, o evento busca fomentar a troca de experiências e a compreensão das considerações éticas, políticas e sociais envolvendo a inteligência artificial, ouvindo parceiros como a Democracy Reporting International (DRI) e a Agência Lupa.
Convidados
No evento, o presidente do TSE, ministros da Corte, especialistas e autoridades vão avaliar e discutir estratégias de enfrentamento do fenômeno da desinformação na esfera eleitoral. Além do ministro Alexandre de Moraes, participam a vice-presidente da Casa, ministra Cármen Lúcia; o corregedor-geral da Justiça Eleitoral, ministro Raul Araújo; as ministras Isabel Gallotti, Edilene Lôbo e Vera Lúcia Santana Araújo; e os ministros Nunes Marques, André Ramos Tavares e Floriano de Azevedo Marques, diretor da EJE/TSE.
Entre os convidados, estão Marco Ruediger, sociólogo e diretor da Escola de Comunicação da FGV; Marian Schuegraf, embaixadora da União Europeia no Brasil; Kevin Casas-Zamora, secretário-geral da Idea Internacional; Lilian Cintra de Melo, secretária de Direitos Digitais do Ministério da Justiça e Segurança Pública; e Dragos Tudorache, membro do parlamento da União Europeia e correlator do IA Act.
Todos os participantes do evento receberão certificado.
JL/CM, DB