Último episódio de “Democracia sob ataque” reforça atuação da Justiça Eleitoral no combate ao mau uso de IA

Série pode ser acessada no canal do TSE no Spotify

15.05.2024 TSE lança podcast sobre desinformação e impacto das fake news na democracia

O quarto e último episódio da série “Democracia sob ataque” já está no ar, com o tema “Verdade e Livre Escolha”. O programa discute e explica como a Justiça Eleitoral se prepara para lidar com o desafio do mau uso da inteligência artificial e das deepfakes neste ano de eleições municipais no país.

O episódio chega à web na semana em que a ministra Cármen Lúcia assume a Presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e reafirma o compromisso de enfrentamento da desinformação. Assim, o podcast destaca o esforço amplo para garantir ao eleitorado a possibilidade de votar sem a interferência de notícias falsas, conteúdos manipulados por inteligência artificial e discursos de ódio.

Para aprovar, em fevereiro, a resolução que trata do tema, o TSE abriu amplo diálogo com a sociedade, a partir de audiências públicas que reuniram mais de 900 colaborações, sendo 345 dessas específicas sobre desinformação. Como relatora, a ministra Cármen Lúcia se debruçou sobre as propostas apresentadas e encaminhou resoluções “pioneiras”, conforme contado no episódio.

A leitura de parte dessas resoluções, durante sessão no TRE, pela ministra Cármen Lúcia foi sublinhada no podcast e ilustra como a regulamentação da IA está sendo tratada como processo que qualifica a democracia, sem meias-palavras para a proibição de seu uso indiscriminado.

Como controlar a desinformação?

O podcast, uma produção da Coordenadoria de Audiovisual da Secretaria de Comunicação e Multimídia do Tribunal Superior Eleitoral (Secom/TSE), levanta ainda uma questão que virou assunto na mídia, nas universidades e nas mesas das famílias brasileiras: como controlar a desinformação?

O cientista político João Paulo Bachur, professor do Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP), traz reflexões a respeito do tema. Bachur pondera que o aprimoramento do arcabouço regulatório é algo indispensável, mas avalia que a educação midiática também não pode ficar de fora.

Em relação a isso, o episódio traz o exemplo do “eleitor do futuro”, iniciativa da Justiça Eleitoral que garante a jovens estudantes do Distrito Federal a experiência da votação em urnas eletrônicas verdadeiras e amplia a noção de cidadania a partir da importância da escolha de candidatas e candidatos.

Ainda são entrevistados a jornalista e fundadora da Agência Lupa, Cristina Tardáguila, e o psicólogo e professor da Pontifícia Universidade Católica (PUC/RS) Wagner de Lara Machado.

Legados da presidência do ministro Alexandre de Moraes no TSE, como o Centro Integrado de Enfrentamento à Desinformação e Defesa da Democracia (CIEDDE), também são parte da última peça de “Democracia sob ataque”.

Outros episódios

A playlist com todos os episódios da série – “Desinformação: o desafio eleitoral”; “Realidade Polarizada”; e “A mentira” – podem ser acessados no Spotify.

GB/LC, DB

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido