Ouvidoria do TSE registra mais de 7 mil atendimentos ao eleitorado em maio
Demandas foram motivadas especialmente por serviços relacionados ao cadastro eleitoral
A Ouvidoria do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) forneceu à sociedade mais de 7 mil respostas aos questionamentos enviados ao órgão somente em maio deste ano. O dado, que consta do relatório de atividades desenvolvidas pelo setor e também do painel interativo de informação ao público interno e externo mantido pela área, revela um aumento de 22% em comparação com o mês de abril, quando foram registradas 5.794 solicitações.
O acréscimo se deu principalmente por demandas relacionadas ao título eleitoral, que representaram mais de 65% do total de atendimentos no período. “[Em maio] houve o fechamento do cadastro eleitoral. Então, muitas pessoas que não conseguiram mais acessar os serviços eleitorais nos procuraram”, explica Eliane Volpato, assessora-chefe da Ouvidoria do Tribunal. Além de informações sobre o título, os assuntos mais procurados por cidadãs e cidadãos tratavam da emissão da certidão de quitação eleitoral e da certidão circunstanciada.
De acordo com o relatório, a maioria das manifestações (66%) foi registrada por telefone, mas houve também pedidos de informação via internet (32%) e por e-mail (1,6%). O tempo médio de atendimento das demandas tratadas pela Ouvidoria foi de aproximadamente uma hora.
Painel da Ouvidoria
Em abril de 2024, a Ouvidoria do TSE lançou um painel interativo sobre atendimentos à sociedade. A ferramenta incorpora Business Intelligence (BI) para a gestão de dados estratégicos. Por meio da plataforma, é possível fazer o acompanhamento das informações relacionadas às atividades da Ouvidoria desde 2020.
Os dados disponibilizados pelo painel incluem informações como a evolução da quantidade de manifestações recebidas pela seção por mês e ano, o tempo médio de atendimento dessas demandas, o detalhamento por tipo de solicitação e classificação, bem como a série histórica dos quantitativos e rankings dos tipos de solicitações mais frequentes.
Acesse o painel interativo de informações ao público interno e externo.
Outras ações
A Ouvidoria do Tribunal tem como finalidade servir de canal de comunicação direta com a sociedade, a fim de prestar informações institucionais, receber sugestões, questionamentos, reclamações, críticas, elogios e denúncias, assim como atender aos pedidos de acesso à informação de que trata a Lei nº 12.527/2011 (Lei de Acesso à Informação).
O TSE também possui um canal exclusivo de acolhimento à mulher, com o objetivo de ser um meio de escuta, acolhimento e orientação de pessoas que se sintam vítimas ou tenham informações sobre casos de violência política ou assédio e descriminação pelo gênero no âmbito do TSE.
JV/LC, DB