Corregedor-geral da Justiça Eleitoral saúda posse de Cármen Lúcia na Presidência da Corte

“Retorna ainda mais habilitada para a função”, ressaltou o ministro Raul Araújo, em nome do Tribunal

Foto: Luiz Roberto/Secom/TSE - Cerimônia de posse da ministra Cármen Lúcia como presidente do TS...

Em sessão solene realizada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nesta segunda-feira (3), o corregedor-geral da Justiça Eleitoral, ministro Raul Araújo, saudou a posse da ministra Cármen Lúcia como nova presidente do Tribunal e do ministro Nunes Marques como vice-presidente da Corte. A cerimônia ocorreu no plenário do TSE, em Brasília (DF).

Em nome da Corte, Raul Araújo discursou no início da solenidade e enfatizou a importância da alternância de poder para a vitalidade democrática do país, além de destacar a carreira da ministra Cármen Lúcia, que assume a chefia do Tribunal pela segunda vez. Segundo Raul Araújo, a escolha de novos dirigentes em períodos determinados é essencial para o constante aprimoramento do projeto democrático brasileiro. “A continuidade e a perpetuação de direções administrativas em nada contribuem para o fortalecimento democrático”, ressaltou o ministro.

Ao elogiar a trajetória de Cármen Lúcia, destacando sua notável carreira e competência jurídica, Raul Araújo mencionou os inúmeros méritos da ministra, desde a atuação no Supremo Tribunal Federal (STF) até a vasta produção acadêmica, bem como a experiência como procuradora do estado de Minas Gerais. “A ministra Cármen Lúcia cultiva a discrição dos sábios, a sobriedade da gente humilde, forte e planejadora. Sua determinação é evidente em sua trajetória, assumindo responsabilidades como poucos na vida pública brasileira”, afirmou.

Ele também ressaltou a importância da liderança da ministra Cármen Lúcia na condução dos trabalhos do TSE, especialmente em um momento de desafios políticos e eleitorais. "A nova direção, sob a presidência da ministra Cármen Lúcia, estará apta a enfrentar os desafios das Eleições Municipais de 2024, fortalecendo o compromisso democrático deste Tribunal", concluiu.

Ciclo exitoso

Raul Araújo também falou sobre a gestão do ministro Alexandre de Moraes à frente do TSE, que se encerra hoje, enaltecendo a competência e a firmeza do magistrado na condução do processo eleitoral. “Encerrado mais um exitoso ciclo de condução do processo eleitoral por esta Corte, sob a competente, firme e agregadora direção do ministro Alexandre de Moraes, meu estimado amigo, com inúmeras realizações administrativas e paradigmáticas decisões jurisdicionais, às quais todos rendemos nossas homenagens, voltamos agora as atenções para as etapas prospectivas da Justiça Eleitoral, neste ano de eleições municipais, e seus desafios”, disse o corregedor.

CA, MC/LC, DB

Leia mais:

03.06.2024 - “O medo não tem assento em alguma casa de Justiça”, diz Cármen Lúcia ao tomar posse como presidente do TSE

03.06.2024 - Procurador-geral eleitoral e presidente da OAB parabenizam Cármen Lúcia pela posse na Presidência do TSE

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido