Eleições 2024: TSE faz reunião com empresas sobre divulgação dos resultados
Encontro ocorrerá no dia 8 de julho, em formato virtual
Os veículos de comunicação que desejam divulgar os resultados das Eleições Municipais 2024 estão convidados a participar de reunião virtual, que será realizada no dia 8 de julho, para conhecer o funcionamento do projeto. A reunião acontecerá por meio da plataforma Teams, a partir das 16h.
Os profissionais interessados em receber o link para participar do encontro deverão preencher, até as 12h do dia 5 de julho, o formulário de cadastro. Não serão aceitos pedidos feitos fora do prazo.
A partir da iniciativa, emissoras de TV e de rádio, portais de internet e outras mídias poderão informar à população, em tempo real e a partir do encerramento da votação, os votos recebidos por cada candidata e candidato aos cargos de prefeito e vereador. As informações ficarão disponíveis em nuvem. Por questão de segurança, será limitada a quantidade de acessos de cada interessado ao data center.
A participação das entidades interessadas na divulgação dos resultados está prevista na resolução que dispõe sobre os atos gerais do processo eleitoral para as Eleições 2024 (Resolução TSE nº 23.736/2024).
Durante a reunião, a Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) vai apresentar o modelo do projeto e a infraestrutura necessária para o recebimento dos dados. Por isso, recomenda-se a participação de um técnico da área de TI de cada veículo interessado.
Outras informações sobre o assunto podem ser consultadas em página específica no Portal do TSE. A página é o canal de comunicação principal com as instituições interessadas em transmitir os resultados das eleições de outubro.
Simulação
Em breve, o Tribunal divulgará link oficial para acesso aos arquivos gerados para o simulado que será feito com as entidades e os veículos. As informações sobre esse evento também estarão disponíveis no site.
O simulado poderá ser testado durante alguns dias e apenas por representantes dos veículos de comunicação cadastrados, que poderão verificar o funcionamento dos próprios sistemas. Arquivos brutos serão disponibilizados pelo TSE às instituições e poderão ser analisados e trabalhados em softwares, cuja escolha fica a critério das usuárias e dos usuários.
Regras
Na reunião, também serão repassadas aos representantes das instituições as regras para uso dos dados e arquivos que serão fornecidos pelo TSE. As empresas serão avisadas de que é proibido modificar qualquer conteúdo transmitido pelo Tribunal, assim como também é vedado cobrar qualquer tipo de serviço ligado às publicações de resultados, pois os dados do pleito são informações públicas.
Dúvidas sobre o tema podem ser enviadas para o email divulgacao2024@tse.jus.br.
JV/LC, DB