Justiça Eleitoral pelo Brasil: cartório leva a urna eletrônica a estudantes da Apae de Araputanga (MT)
Mais de 50 pessoas atendidas pela entidade participaram da ação e receberam informações sobre a importância do voto
Na última quarta-feira (21), 51 alunas e alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) da cidade de Araputanga (MT) tiveram contato com a urna eletrônica e receberam informações sobre a importância do voto, em um momento de promoção da cidadania e do sentimento de pertencimento ao processo democrático. A ação foi realizada pelo cartório da 41ª Zona Eleitoral, com sede no município mato-grossense, em parceria com a Apae da localidade.
Assim como todas as cidadãs e todos os cidadãos brasileiros, as pessoas com deficiência têm o direito de exercer o voto, um princípio fundamental da democracia. O chefe do cartório eleitoral, Armistrong Rutilho Charbel Monteiro, explicou que algumas das pessoas atendidas pela Associação já possuem título de eleitor e estão aptas a votar.
Contudo, muitas vezes, elas enfrentam desafios significativos para exercer o direito ao voto devido a diversas barreiras físicas, comunicacionais e sociais. “Partindo dessa necessidade, fomos convidados pela equipe da Associação para apresentar a urna eletrônica e falarmos sobre a importância do voto”, acrescentou o servidor do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT).
Para ele, é fundamental que as seções eleitorais estejam preparadas para receber pessoas com deficiência, com instalações físicas acessíveis e treinamento adequado da equipe de mesárias e mesários. O servidor também destacou a relevância da disponibilização de materiais eleitorais em braile ou áudio para atender às necessidades específicas dessa parcela da população.
“Além disso, é importante conscientizar sobre os direitos das pessoas com deficiência e garantir que existam medidas para combater a discriminação e facilitar sua participação plena e igualitária no processo democrático”, frisou o chefe de cartório.
Recursos de acessibilidade
De acordo com a página de estatísticas eleitorais do Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em janeiro deste ano, mais de 1.347.992 eleitoras e eleitores declararam ter algum tipo de deficiência à Justiça Eleitoral. A maior parcela (1.343.828) vota no Brasil, enquanto outras 4.164 votam no exterior.
Tanto as urnas eletrônicas quanto os sistemas eleitorais apresentam recursos de acessibilidade, como teclado em braile, instruções em áudio para auxiliar pessoas com deficiência visual e vídeo gravado com intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras), que indica qual cargo está em votação naquele instante.
BA/LC, DM com informações da Assessoria de Comunicação do TRE-MT.
Leia mais:
21.02.2024 - Justiça Eleitoral pelo Brasil: inteligência artificial chega ao TRE do Acre
19.02.2024 – Justiça Eleitoral pelo Brasil: Programa Justo Acesso contempla serviços do TRE-PI
15.02.2024 - Justiça Eleitoral pelo Brasil: no Maranhão, juiz vota com auxílio de recurso visual
14.02.2024 -Justiça Eleitoral pelo Brasil: ações do TRE-PE preservam o meio ambiente
07.02.2024 - Justiça Eleitoral pelo Brasil: Aracruz (ES) inicia regularização de títulos de indígenas
31.01.2024 – Justiça Eleitoral pelo Brasil: municípios do Amazonas vão ganhar Ouvidoria da Mulher
29.01.2024 – Justiça Eleitoral pelo Brasil: TRE do Pará lança chatbot para auxiliar eleitorado
18.01.2024 – Justiça Eleitoral pelo Brasil: TRE-TO encaminha mais de 1,5 tonelada de papel para reciclagem
10.01.2024 – Justiça Eleitoral pelo Brasil: TRE-GO recebe representantes do Fórum de Defesa da Democracia
27.12.2023 –Justiça Eleitoral pelo Brasil: TRE-TO é referência em ações voltadas para indígenas e quilombolas
30.11.2023 - Justiça Eleitoral pelo Brasil: TRE-RS incentiva doações para afetados pelas inundações no estado
26.10.2023 - Justiça Eleitoral pelo Brasil: cartórios catarinenses realizam atendimento volante em municípios do interior