TSE vence 1º Prêmio EBC de Combate à Desinformação com o podcast "Democracia sob ataque"
Programa foi ganhador na categoria “Plataformas Digitais”. Premiação foi entregue nesta segunda-feira (2)
O podcast "Democracia sob ataque", do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), venceu o 1º Prêmio EBC de Combate à Desinformação, na categoria “Plataformas Digitais”. A equipe da Coordenadoria de Audiovisual da Secretaria de Comunicação e Multimídia do Tribunal (Coav/Secom/TSE) recebeu a premiação na noite desta segunda-feira (2), em cerimônia realizada no Auditório do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em Brasília (DF), durante o Encontro da Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP).
Assinado pelas jornalistas Mariana Fabre e Isabella Costa, que receberam o prêmio na cerimônia de hoje, o podcast se destacou, entre outras características, pelo ineditismo. A produção, que envolveu toda a equipe da Coav durante três meses deste ano, realizou pesquisas, estudos, entrevistas e gravações até chegar a um roteiro abrangente e aprofundado, que leva o ouvinte a viajar em uma linha de tempo histórica para entender os malefícios e os prejuízos causados pela disseminação de desinformação.
“É uma honra receber esse prêmio, em especial porque trata do combate à desinformação. A gente sabe que, principalmente a partir de 2016, os processos eleitorais em todo o mundo vêm sendo afetados pela desinformação. Então, foi muito importante a gente conseguir desenvolver esse trabalho e tentar traçar algumas estratégias para, enfim, enfrentar esse que é um grande desafio em todas as áreas da comunicação e, em especial, na área eleitoral”, disse Mariana Fabre, na cerimônia de premiação.
Segundo Isabella Costa, a ideia era entregar um projeto completo, que não falasse de desinformação “só por falar”. A intenção era abordar todas as nuances que carregam a desinformação e as redes sociais: “Aí a gente foi atrás de pesquisadores de cada área que pudessem, realmente, acrescentar e complementar todo esse aporte”.
Além de troféu, o vencedor de cada categoria recebeu R$ 10 mil.
Confira os episódios no canal do Tribunal no YouTube e no Spotify do TSE.
Histórico
Desde 2016, a disseminação em massa de notícias falsas tem impactado processos eleitorais ao redor do mundo. Diante desse cenário, a Justiça Eleitoral tomou diversas iniciativas e formou parcerias com representantes da sociedade civil para encontrar maneiras de diminuir a incidência e minimizar as consequências da desinformação.
No podcast “Democracia sob ataque”, especialistas traçam um panorama do avanço das notícias falsas ao longo da história até chegarem ao cenário atual de polarização política, impulsionada pelo modelo de negócios das plataformas digitais.
Eles ajudam o ouvinte a entender como a desinformação opera em sua mente e faz com que uma mentira seja mais facilmente compartilhada do que uma informação verdadeira. Nos quatro episódios, a áudio-reportagem detalha as medidas adotadas pelo TSE para evitar que as notícias falsas comprometessem o direito de eleitoras e eleitores à livre escolha de seus representantes.
Entre os entrevistados, estão o psicanalista e professor da USP Christian Dunker, a jornalista Cristina Tardáguila, que é fundadora da agência de checagem Lupa, o psicólogo e professor da PUC do Rio Grande do Sul Wagner de Lara Machado e o cientista político João Paulo Bachur, professor do IDP.
CL/LC, DB