Tribunal Superior Eleitoral reúne mulheres no Dia Internacional dos Direitos Humanos
Encontro “Direitos: Humanas – Voz (da mulher) pela Democracia” será no dia 10 de dezembro, na sede do Tribunal, em Brasília
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ecoa a voz democrática das mulheres no dia 10 de dezembro (Dia Internacional dos Direitos Humanos) com um grande evento: “Direitos: Humanas – Voz (da mulher) pela Democracia”. Em “conversas de mulheres”, haverá espaço de prosa, bordados, literatura de denúncia e histórias contadas em vozes femininas da democracia, daquelas que lutam diariamente por um mundo mais justo, fraterno e igualitário.
O evento será realizado no edifício-sede do TSE, em Brasília (DF), durante todo o dia, e reunirá mulheres das mais diversas áreas da sociedade, como, por exemplo, magistradas, empresárias, artistas, bordadeiras, pesquisadoras, professoras, economistas, jornalistas, advogadas, médicas, mães, escritoras, lideranças indígenas e acadêmicas.
O Dia Internacional dos Direitos Humanos simboliza a aprovação, pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1948, da Declaração Universal dos Direitos Humanos – documento histórico que representa um compromisso global de reconhecer e proteger os direitos fundamentais de todos os seres humanos, independentemente de origem, raça, gênero, religião ou outra característica.
Confira a programação e inscreva-se para participar do evento.
Programação
As atividades começarão às 10h, com as rodas de conversa “Força da Mulher”, “Fé na Mulher” e “Perfume de Mulher”, que vão tratar de temas, pela visão da mulher, como segurança pública, impacto ambiental e social, liberdade religiosa, povos indígenas, defesa de rios e matas. As atividades serão realizadas simultaneamente nos três auditórios instalados no subsolo do prédio principal do Tribunal e também serão transmitidas pelo canal do TSE no YouTube.
Após intervalo para almoço, a programação retornará às 15h, com três exposições: 1) “A democracia em votos”, com uma visita, guiada pela professora e historiadora Heloísa Starling, à exposição “O voto no Brasil”; 2) “A democracia bordada”, com os trabalhos dos coletivos Bordados Militantes, Coletivo Açafrão, Fio às Cinco em Pontos, Matizes Dumont, Linhas da Gamboa, Linhas da Resistência, Ñanduti; e 3) “Palavra de Mulher – A vida que se conta”, em que grandes escritoras, como Socorro Acioli, a secretária-geral do Supremo Tribunal Federal (STF), Aline Osório, a jornalista Ana Paula Araújo, entre outras, irão contar histórias de vida.
Às 16h45, o Observatório de Direitos Fundamentais Políticos da Mulher, instituído pelo TSE para contribuir e promover a plena efetividade dos direitos fundamentais políticos à igualdade das mulheres na representação democrática, se reunirá no Auditório I, com transmissão pelo canal do TSE no YouTube.
Às 17h30, a atriz Andrea Beltrão fará uma declamação teatral com trechos da peça “Antígona”.
O encerramento desse grande encontro, às 18h30, será a fala de jovens sobre as perspectivas para o futuro, na mesa “Novas Palavras: nossas meninas, nossas esperanças”.
Confira a programação e inscreva-se.
Serviço:
O que: encontro “Direitos: Humanas – Voz (da mulher) pela Democracia”
Data: 10 de dezembro de 2024 (terça-feira)
Horário: das 10h às 18h30
Local: subsolo do edifício-sede do TSE, em Brasília
MC/LC, DB