Justiça Eleitoral pelo Brasil: indígenas da etnia Xerente eleitos em Tocantínia (TO) são diplomados

Diplomação foi realizada pela 5ª Zona Eleitoral, com sede em Miracema do Tocantins

Justiça Eleitoral pelo Brasil: indígenas da etnia Xerente eleitos em Tocantínia (TO) são diploma...

Candidatas e candidatos eleitos em Tocantínia, na região central do estado do Tocantins, receberam seus diplomas na tarde desta segunda-feira (16), em cerimônia realizada na Câmara Municipal. Ao todo, foram diplomadas pelo Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) 15 pessoas eleitas para os cargos de vereador (inclusive os primeiros suplentes), prefeito e vice-prefeito. Desse total, estavam seis indígenas da etnia Xerente. 

A cidade de Tocantínia pertence à 5ª Zona Eleitoral de Miracema. Durante a cerimônia de diplomação, o juiz eleitoral, Marcello Rodrigues de Ataídes, acompanhado do chefe de cartório, André Kim, conduziu os trabalhos e realizou a entrega dos diplomas aos nove vereadores eleitos, aos quatro suplentes, ao prefeito e à vice-prefeita.  

Os indígenas eleitos em Tocantínia ao cargo de vereador foram: Elso Krensu Xerente (PDT), com 225 votos; Leomar Wainne Xerente (PDT), com 219 votos; e Edimar Srênõkrã Calixto Xerente (PSB), com 165 votos. Os suplentes na Câmara Municipal serão Davi Kucanomirê Xerente (PSB), que obteve 128 votos; Isaías Sizapi Xerente (PSDB), com 118 votos; e Jacira Sekwahidi de Brito Xerente (PDT), com 176 votos. 

Participação indígena 

Na Reserva Indígena Xerente, localizada no município de Tocantínia, 1.745 eleitores participaram das Eleições Municipais de 2024. As eleitoras e os eleitores estavam distribuídos em seis locais de votação exclusivos para indígenas, organizados em um total de dez seções eleitorais, garantindo maior acessibilidade e representatividade ao processo eleitoral. 

LC/DB, com informações do TRE-TO 

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido