Jingles históricos de eleições podem ser ouvidos na exposição do TSE “O voto no Brasil”
Mostra, que continua aberta ao público, conta a história do voto e da Justiça Eleitoral no país, por meio de painéis, fotografias, vídeos, podcast e mais
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) convida o público para visitar a exposição “O voto no Brasil”. Inaugurada em 15 de outubro de 2024, a mostra retrata a trajetória do voto no país e destaca a importância da participação democrática e inclusiva da população ao longo da história eleitoral brasileira.
Com contéudo histórico elaborado pela equipe do Projeto República, do Núcleo de Pesquisa, Documentação e Memória da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), vinculado ao Departamento de História e coordenado pela professora e historiadora Heloísa Starling, a exposição aborda tanto a história do voto quanto o papel da Justiça Eleitoral na atuação sobre a democracia.
A mostra “O voto no Brasil” conta também com um totem interativo em que o público pode escutar os jingles (publicidade musical) de campanhas eleitorais de diversas épocas, de 1930 a 1984. Pelo totem, o visitante pode conferir o podcast sobre a mostra, que também pode ser acessado pelo Spotify; basta pesquisar “O Som da Democracia”.
A exposição pode ser visitada de segunda a sexta-feira, no horário de funcionamento do Tribunal. Também é possível prestigiar a exposição sem sair de casa, acessando a página especial montada com o conteúdo da mostra.
Para visitas guiadas, é necessário agendar pelo e-mail museu@tse.jus.br.
Serviço
Exposição "O voto no Brasil"
Local: Hall do Museu do Voto, subsolo do edifício-sede do TSE, em Brasília (DF)
Horário: de segunda a sexta, no horário de funcionamento do Tribunal
DMB/LC, DB