Ministro Raul Araújo encerra gestão na Corregedoria-Geral destacando avanços na cidadania e inclusão
Em encontro realizado nesta quinta, ele ressaltou também as evoluções nos sistemas eleitorais durante a sua administração à frente da CGE
O ministro Raul Araújo, corregedor-geral da Justiça Eleitoral (JE), despediu-se da Corregedoria-Geral Eleitoral (CGE), em encontro realizado nesta quinta-feira (29), destacando as conquistas de sua gestão. Durante a reunião com corregedores regionais, no Salão Nobre da CGE, em Brasília, Araújo apresentou um balanço das ações realizadas e anunciou a ministra Isabel Gallotti Rodrigues como sua sucessora na CGE.
Araújo, que deixa o cargo após um biênio como integrante efetivo do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ressaltou o fortalecimento da parceria com as corregedorias regionais como um dos principais legados de sua gestão. Segundo ele, essa colaboração foi essencial para a ampliação e a melhoria do cadastro biométrico, que serve não apenas à Justiça Eleitoral, mas também a outros setores do Judiciário.
"Apesar do aumento expressivo no número de eleitores entre 2022 e 2024, conseguimos avançar significativamente no cadastro biométrico. Realizamos inspeções regionais, demos andamento a investigações judiciais eleitorais e expedimos provimentos importantes para o campo eleitoral", afirmou o ministro.
O encontro contou com a presença dos ministros do TSE Isabel Gallotti, Antonio Carlos Ferreira, Villas Bôas Cueva, Dias Toffoli, Ramos Tavares, Edilene Lôbo e Vera Lúcia Santana Araújo, além do vice-procurador-geral eleitoral, Alexandre Espinosa, entre outras autoridades. Araújo agradeceu o apoio das servidoras e dos servidores da CGE, reconhecendo o trabalho árduo e destacando a importância da transitoriedade no exercício do poder para o fortalecimento da democracia.
Natural de Fortaleza, Ceará, o ministro Raul Araújo, de 65 anos, é membro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) desde 2010. Com vasta experiência acadêmica e jurídica, ele também é professor de Direito na Universidade de Fortaleza (Unifor). Araújo encerra sua passagem pelo TSE na próxima sexta-feira (6).
CL/LC, DB