Ministro André Ramos Tavares representa TSE em Reunião Interamericana de Autoridades Eleitorais
Evento realizado no Canadá ocorre nesta segunda e terça-feira (25 e 26)
Como representante do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o ministro André Ramos Tavares acompanha a XVI Reunião Interamericana de Autoridades Eleitorais (RAEs), que começou nesta segunda-feira (25) e prossegue até amanhã (26), no Canadá. O objetivo do evento é promover o intercâmbio de conhecimento, experiências e melhores práticas em administração eleitoral.
O encontro é o único fórum que reúne diversas autoridades eleitorais do continente, com a finalidade de identificar e discutir os desafios comuns que enfrentam. As reuniões periódicas buscam facilitar a cooperação para fortalecer, de forma contínua, a capacidade institucional dos órgãos eleitorais e melhorar, ainda mais, a maneira como as eleições são conduzidas nas Américas. O evento anterior ocorreu no Equador, em 2022.
Painéis, workshop e conferência
Ao longo dos dois dias de atividades, serão realizados três painéis, além de um workshop e uma conferência. Cada um dos painéis começará com a apresentação de especialistas internacionais, que compartilharão conhecimentos e desafios sobre os seguintes temas: resistência à erosão democrática, inteligência artificial em contextos eleitorais, observadores eleitorais como defensores dos direitos humanos, surgimento de grupos de observação eleitoral “sombra” e modelos eficazes de regulação, além da transparência e supervisão do financiamento político.
Já o workshop terá como meta o fortalecimento da capacidade das autoridades eleitorais de aprender e aplicar efetivamente os princípios de mediação durante conflitos eleitorais.
Programação do encontro
A agenda da XVI Reunião Interamericana teve início nesta segunda, às 9h, com a cerimônia inaugural, da qual participaram: Stéphane Perrault, diretor eleitoral do Canadá; Francisco Guerrero, secretário para o Fortalecimento da Democracia pela Organização dos Estados Americanos (OEA); Jason Tolland, diretor geral, América do Sul e Assuntos Interamericanos da Global Affairs Canadá; e Anciã Claudette Commanda, da nação originária Kitigan Zibi Anishinabeg.
A programação neste primeiro dia de evento se estenderá até às 19h30, com a recepção de boas-vindas aos participantes. Nessa terça, o primeiro painel começará às 9h, com o tema “Protegendo observadores eleitorais e lidando com um campo superlotado”. A cerimônia de encerramento da XVI Reunião Interamericana de Autoridades Eleitorais está prevista para as 17h30 e contará, mais uma vez, com as presenças de Stéphane Perrault, Francisco Guerrero e Anciã Claudette Commanda.
JM/EM, DM
Siga os perfis oficiais do TSE nas principais redes sociais: