Inclusão e diversidade são tema do Encontro de Boas Práticas da Justiça Eleitoral
Evento nesta terça (19) e quarta (20) contará com sete painéis. Projetos de corregedorias regionais e zonas eleitorais serão reconhecidos com o Selo Boa Prática
A Corregedoria-Geral da Justiça Eleitoral (CGE) realiza nesta terça (19) e quarta-feira (20), no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília, o Encontro Boas Práticas CGE 2022-2023: Atendimento, Inclusão e Diversidade. O objetivo é ampliar a gestão do conhecimento no âmbito das corregedorias regionais eleitorais e disseminar iniciativas e projetos inovadores em busca da melhoria da administração dos serviços e da prestação jurisdicional.
A mesa de abertura do encontro será no Auditório I do TSE, a partir das 9h desta terça, e contará com a participação do presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes. As inscrições para o evento podem ser feitas no Portal do TSE.
Mapeamento das zonas eleitorais
Após a abertura do encontro, ocorrerá o lançamento da obra Olhares: Mapeamento das Especificidades das Zonas Eleitorais 2023. A programação da manhã inclui ainda uma reunião com corregedores e corregedoras de todo o país, no Salão Nobre da Corregedoria-Geral da Justiça Eleitoral, a partir das 10h. Os servidores não envolvidos na reunião participarão de uma visita guiada ao prédio do TSE.
Painéis temáticos
O evento contará também com sete painéis temáticos. Na terça-feira (19), os temas serão “Eficiência na Gestão das Zonas Eleitorais”, às 14h30, e “Coordenação Estratégica dos Serviços Eleitorais”, às 15h30.
Na quarta-feira (20), os painéis abordarão as seguintes temáticas: “Atendimento a Comunidades Indígenas e a Famílias Assentadas”, às 10h; “Cidadania Conectada: Atendimento Digital e Educação Para o Voto”, às 11h; “Iniciativas pela Inclusão das Pessoas com Deficiência”, às 14h30; “Atendimento a Pessoas em Situação de Vulnerabilidade Social”, às 15h30; e “Papo Reto: Linguagem para Todas e Todos”, às 16h45.
Selo Boas Práticas
Durante o encontro, serão premiadas boas práticas das corregedorias regionais e zonas eleitorais. Ao todo, serão concedidos 39 Selos Boa Prática CGE/TSE 2022/2023. O Selo destina-se, anualmente, a reconhecer e laurear as práticas selecionadas, que serão publicadas no Portal de Boas Práticas da CGE.
O Portal de Boas Práticas da CGE foi instituído pelo Provimento nº 3, de 20 de abril de 2021. As práticas selecionadas também poderão ser inseridas em atividades do planejamento interno da Corregedoria-Geral da Justiça Eleitoral. A seleção dos concorrentes ocorreu por meio de edital público, divulgado em janeiro deste ano.
DV/LC, DM