Conheça a estrutura montada pelo TSE para receber participantes do Teste da Urna 2023
Computadores e versões mais recentes das urnas eletrônicas são alguns dos equipamentos que estarão à disposição das pessoas inscritas
A sétima edição do Teste Público de Segurança da Urna (TPS), uma das etapas mais importantes de auditoria e fiscalização do processo eleitoral, está marcada para acontecer de 27 de novembro a 1º de dezembro de 2023. No evento, especialistas em tecnologia da informação unem forças com a Justiça Eleitoral para aprimorar ainda mais o sistema eletrônico de votação.
Além de custear diárias e passagens áreas, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) também disponibiliza uma estrutura própria para receber os participantes. O objetivo é fornecer os materiais necessários para facilitar o trabalho dos investigadores, que, na semana de realização do Teste, terão acesso privilegiado aos sistemas eleitorais e colocarão em prática uma série de planos de ataque às urnas eletrônicas.
Em um ambiente especialmente montado para o TPS 2023, os inscritos que atuarão na testagem terão à disposição:
- urnas eletrônicas (modelos 2022 e 2020);
- chaves Philips, para abrir e analisar peças internas da urna;
- microcomputadores IBM-PC sem conexão à internet, equipados com os sistemas operacionais Windows e/ou Linux;
- impressoras, folhas de papel em branco e canetas esferográficas;
- suprimento de urnas e mídias;
- kit JE Connect (aplicativo e sistemas que integram o ambiente privado da Justiça Eleitoral para transmissão dos resultados das urnas eletrônicas).
Investigadoras e investigadores terão mais de uma oportunidade para inspecionar os códigos-fonte do sistema eletrônico de votação. A primeira fase da análise ocorrerá no mês de outubro, antes do Teste, e servirá para subsidiar os planos de ataque executados na semana do evento.
De 27 de novembro a 1º de dezembro, as pessoas inscritas no TPS 2023 também poderão analisar o conjunto de comandos existentes nas urnas e nos sistemas eleitorais em computadores instalados na sala preparada para a testagem, localizada no 3º andar do edifício-sede do TSE, em Brasília (DF).
Sobre o TPS 2023
O Teste Público de Segurança da Urna é voltado a especialistas com interesse em colaborar com a Justiça Eleitoral no aprimoramento dos sistemas eletrônicos de votação e apuração. O TPS tem como objetivo fortalecer a democracia, a confiabilidade, a transparência e a segurança dos processos de captação e apuração dos votos, além de propiciar o aperfeiçoamento constante do processo eleitoral.
Desde a primeira edição, em 2009, o TPS contribui para que ocorram avanços no processo eleitoral. O evento enfatiza, ainda, o caráter de colaboração da sociedade com a Justiça Eleitoral.
BA/LC, DM
Leia mais:
18.09.2023 - Teste da Urna 2023: investigadores devem apresentar planos de testes
15.09.2023 - Teste da Urna 2023 amplia recorde de pré-inscritos com mais 8 integrantes
23.08.2023 - TSE publica edital de convocação do Teste Público de Segurança da Urna 2023