Alunos do ensino fundamental de Ceilândia (DF) visitam o Museu do Voto e o plenário do TSE

Estudantes conheceram a urna eletrônica e fizeram votação simulada

Alunos do ensino fundamental de Ceilândia (DF) visitam o Museu do Voto e o plenário do TSE - Fot...

Nesta terça-feira (5), 47 alunos de 11 a 12 anos do 6º ano da Escola CED 11, localizada em Ceilândia (DF), tiveram uma experiência educativa única ao visitar o Museu do Voto e o plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O passeio proporcionou aos estudantes a oportunidade de aprender sobre a democracia, o sistema eleitoral brasileiro e a importância do voto.

O Museu do Voto conta com uma série de exposições interativas, que permitem a visitantes conhecer o histórico das eleições no país e a evolução das urnas, incluindo as eletrônicas, bem como ter acesso a documentos e fotografias que recontam os momentos marcantes da democracia brasileira. Já o plenário – local onde os ministros do TSE realizam as sessões de julgamento e as sessões solenes – é uma marca das importantes decisões da Justiça Eleitoral.

Segundo a professora de Língua Portuguesa Adhya Melo, o propósito maior era levar os alunos para lugares diferentes de seus convívios, onde eles pudessem estudar sobre outros assuntos. “Eles não são limitados. Então, quanto mais eles puderem aprender e absorver, será melhor para eles, e eles vão se lembrar desse dia”, ressaltou a educadora.

Experiência

Ao chegarem ao Museu, os alunos foram recepcionados por guias especializados, que os conduziram em uma jornada pelo universo das eleições no Brasil. Eles puderam observar urnas antigas e aprender sobre o funcionamento desses equipamentos. Também puderam saber mais sobre o processo de votação nas urnas eletrônicas, que são utilizadas há 27 anos nas eleições do país. “Estou adorando estar aqui. Muito legal conhecer tudo isso”, contou a aluna Karoliny Esther, de 12 anos.

Alunos do ensino fundamental de Ceilândia (DF) visitam o Museu do Voto e o plenário do TSE - Fot...

Durante a visita, os estudantes participaram de atividades práticas, que os envolveram de forma lúdica e educativa. Eles puderam simular uma eleição, com direito a acessar a cabine de votação e a urna eletrônica, além de acompanhar a apuração dos votos.

As atividades possibilitaram que os alunos vivenciassem o processo eleitoral de forma realista, compreendendo como é importante exercer a cidadania por meio do voto. Os estudantes conheceram os aspectos históricos do Brasil e sua relação com o sistema eleitoral, assim como viram fotos de presidentes e políticos importantes do país que contribuíram para a construção da democracia brasileira.

“Achei muito legal escolher os candidatos, votar e, no final, ver o resultado”, disse a aluna Alicia Fernandes, de 12 anos. Já o estudante André Soares, também de 12 anos, afirmou que gostou muito de “votar pela primeira vez e do passeio pelo Tribunal”.

Oportunidade

O objetivo das visitas ao edifício do TSE é propiciar a estudantes o aprendizado sobre a importância das eleições e a relevância do voto consciente. A experiência contribui para a formação de cidadãos mais engajados e informados sobre o seu papel na sociedade.

A orientadora educacional Cléia de Araujo contou que, neste ano, a escola realizou um projeto de votação para a escolha de representante de turma. “Fizemos uma eleição com voto direto e, hoje, nós os trouxemos aqui para que eles conhecessem todo o processo eleitoral e para que eles já desenvolvam esse exercício de cidadania”, disse.

Para a orientadora, "foi gratificante ver a empolgação e o aprendizado dos alunos durante essa experiência”. “O Museu do TSE proporciona uma vivência única para eles, tornando o processo eleitoral mais próximo e real. Tenho certeza de que esse conhecimento será levado com eles ao longo de suas vidas”, afirmou Cléia.

FM/LC, DM

Leia mais:

17.08.2023 – Estudantes de São Paulo visitam o TSE e mergulham no mundo do voto

 

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido