Teste da Urna: investigadoras e investigadores inspecionam código-fonte em outubro

Análise do conjunto de comandos é necessária para subsidiar planos de teste executados na semana do evento

TPS 2023 - 28.08.2023

Nas próximas semanas, o Teste Público de Segurança da Urna (TPS) 2023 chegará a um novo patamar: a inspeção do código-fonte da urna pelas pessoas pré-inscritas para participar da 7ª edição do evento.

O TPS é uma das etapas mais importantes de auditoria e aprimoramento do sistema eletrônico de votação e, neste ano, ocorre entre os dias 27 de novembro e 1º de dezembro. Até o momento, 85 participantes tiveram a pré-inscrição aprovada. Desse total, 29 optaram por atuar sozinhos e outros 56 estão divididos em 15 grupos.

O código-fonte das urnas e dos sistemas eleitorais será aberto para verificação de entidades fiscalizadoras na próxima quarta (4), a um ano e dois dias do pleito municipal, na inauguração do Ciclo de Transparência Democrática – Eleições 2024. O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, conduzirá a cerimônia de abertura, que está prevista para começar às 10h. Profissionais da imprensa interessados em acompanhar a solenidade não precisarão realizar credenciamento prévio.

Duas semanas

Os participantes individuais e os representantes de cada equipe poderão agendar, com no mínimo 48 horas de antecedência, a visita ao edifício-sede do TSE, em Brasília (DF), para análise do código em duas semanas distintas. Será possível analisar o conjunto de comandos existentes na urna entre os dias 9 e 13 de outubro ou de 16 a 20 do mesmo mês.

Informações são usadas para subsidiar planos de teste

Cinco dias é o tempo máximo concedido para o exame da programação desenvolvida pela equipe de Tecnologia da Informação da Corte Eleitoral nesta fase do TPS. As informações obtidas pelos pré-inscritos durante a inspeção serão utilizadas para subsidiar os planos de testes apresentados à Comissão Reguladora do evento, que poderá opinar pela aprovação ou não do documento.

Código-fonte é assinado digitalmente antes da inspeção

Antes da inspeção, o código-fonte é assinado digitalmente para garantir que a programação verificada pelos participantes permaneça intacta até o término do Teste da Urna, em dezembro. A assinatura digital é um mecanismo de criptografia usado para autenticar documentos eletrônicos, que serve para proteger dados e identificar a autoridade responsável pela informação.

Inspeção na prática: como e onde ela ocorre?

Não é segredo: a análise do código-fonte das urnas acontece em computadores instalados em uma sala de vidro localizada no subsolo do Tribunal. Para ingressar na área, contudo, os participantes deverão assinar um termo de compromisso que será publicado em breve no site oficial do TPS 2023. A análise é feita por meio de uma ferramenta de visualização disponibilizada pelo TSE.

Na semana do Teste da Urna, investigadoras e investigadores também terão oportunidade de avaliar o código-fonte a qualquer momento, uma vez que o conjunto de comandos permanecerá aberto para verificação em equipamentos montados no mesmo ambiente em que ocorre o evento.

Sobre o Teste da Urna 2023

O Teste Público de Segurança da Urna é voltado a especialistas com interesse em colaborar com a Justiça Eleitoral no aprimoramento dos sistemas eletrônicos de votação e apuração. O TPS tem como objetivo fortalecer a democracia, a confiabilidade, a transparência e a segurança dos processos de captação e apuração dos votos, além de propiciar o aperfeiçoamento constante do processo eleitoral.

Desde a primeira edição, em 2009, o TPS contribui para que ocorram avanços no processo eleitoral. O evento enfatiza, ainda, o caráter de colaboração da sociedade com a Justiça Eleitoral.

BA/CM, DM

Leia mais:

25.09.2023 - Teste da Urna chega à 7ª edição com 202 horas de atividades e 96 planos executados

21.09.2023 - Teste da Urna 2023: vídeos informativos sobre o sistema eletrônico de votação já estão disponíveis

18.09.2023 - Conheça a estrutura montada pelo TSE para receber participantes do Teste da Urna 2023

18.09.2023 - Teste da Urna 2023: investigadores devem apresentar planos de testes

15.09.2023 - Teste da Urna 2023 amplia recorde de pré-inscritos com mais 8 integrantes

23.08.2023 - TSE publica edital de convocação do Teste Público de Segurança da Urna 2023

 

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido