Justiça Eleitoral pelo Brasil: TRE-SP celebra Dia do Mesário e destaca contribuição cidadã
Comemorada em 3 de outubro no estado de São Paulo, data reforça colaboração com a Justiça Eleitoral
O trabalho de mesárias e mesários é essencial para a realização das eleições e a garantia do fortalecimento da democracia. Como forma de destacar a importância dessa contribuição cidadã, foi criado o Dia do Mesário da Justiça Eleitoral, no estado de São Paulo, que tem como data comemorativa o dia 3 de outubro.
A garantia da democracia por meio do voto passa também pelas mãos de 410.651 mesárias e mesários paulistas da Justiça Eleitoral. Só no primeiro turno das Eleições de 2022, o comparecimento dessas colaboradoras e desses colaboradores paulistas chegou a 98%. O comprometimento dessas pessoas faz do maior colégio eleitoral do Brasil um exemplo de cidadania.
Tire aqui todas as dúvidas e faça a inscrição para ser mesário ou mesária.
O estado de São Paulo se destaca no número de pessoas que se inscrevem para trabalhar nas eleições: 63% do total são voluntárias, enquanto na média do país esse percentual é de 47%. Em relação às Eleições 2018, houve um aumento de 131% no número de mesárias e mesários voluntários no estado.
Na última eleição, a força de trabalho foi majoritariamente composta por mulheres (71%), pessoas solteiras (51%), com ensino superior completo (47%) e na faixa de 30 a 49 anos (64%). Do total, 1.693 são pessoas com alguma deficiência.
Programa Mesário Voluntário Universitário
Para captar mais voluntários, o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) implantou o Programa Mesário Voluntário Universitário, coordenado pela Escola Judiciária Eleitoral Paulista (Ejep). O objetivo é atrair colaboradoras e colaboradores em universidades e aprofundar a consciência cidadã desse público.
Foi o caso da estudante de arquitetura Nicolle Sales Lopes, 20, de Praia Grande, que se inscreveu no programa. “Tive curiosidade de ver como funcionava a eleição. Foi uma experiência única. É muito interessante ver como tem toda uma organização e um trabalho em grupo”, diz a estudante, que foi mesária nas Eleições 2020, quando ainda tinha 19 anos.
A participação da instituição de ensino superior no programa oferece a garantia de que as horas trabalhadas serão aproveitadas como atividades extracurriculares.
CA/EM, DM com informações da Seção de Relacionamento com a Imprensa do TRE-SP
Leia mais:
03.10.2023 – Justiça Eleitoral pelo Brasil: TRE-SP celebra Dia do Mesário e destaca contribuição cidadã
29.09.2023 - Justiça Eleitoral pelo Brasil: TRE-RJ reúne intelectuais para debater história das eleições na Biblioteca Nacional
27.09.2023 - Justiça Eleitoral pelo Brasil: TRE e Assembleia Legislativa de Minas discutem participação feminina na política
22.09.2023 - Justiça Eleitoral pelo Brasil: ação do TRE do Tocantins leva cidadania a povos indígenas da Ilha do Bananal
15.09.2023 - Justiça Eleitoral pelo Brasil: TRE do Tocantins promove ação social que regulariza documentos
06.09.2023 – Justiça Eleitoral pelo Brasil: ação do TRE-RJ contribui para o aumento do eleitorado jovem em Paty do Alferes (RJ)
30.08.2023 – Justiça Eleitoral pelo Brasil: TRE de Roraima doa materiais escolares e roupas para moradores do Baixo Rio Branco
23.08.2023 – Justiça Eleitoral pelo Brasil: Ouvidoria do TRE-CE participa de atendimento a pessoas em situação de rua em Fortaleza
16.08.2023 – Justiça Eleitoral pelo Brasil: TRE-RJ participa de ação social na Acadêmicos da Rocinha
09.08.2023 – Justiça Eleitoral pelo Brasil: TRE-BA produzirá materiais em Braille para promover inclusão
02.08.2023 – Justiça Eleitoral pelo Brasil: TRE-SP atenderá indígenas de Bertioga e São Sebastião nesta quarta-feira (2)
27.07.2023 – Justiça Eleitoral pelo Brasil: TRE-CE passa a oferecer estrutura para inclusão digital
26.07.2023 – Justiça Eleitoral pelo Brasil: TRE-TO promove ação para inclusão sociopolítica dos povos indígenas