Justiça Eleitoral pelo Brasil: TRE amapaense leva serviços eleitorais a comunidade da Zona Sul de Macapá
Em parceria com projeto social, atendimentos foram realizados na Escola Cecília Pinto, como forma de aproximar ainda mais a sociedade da Justiça Eleitoral
O Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) promoveu, no último sábado (21), dezenas de atendimentos na Escola Estadual Cecília Pinto, no bairro do Muca, Zona Sul de Macapá. Em parceria com o projeto social “Desistir Jamais”, responsável pela organização do evento, a 2ª Zona Eleitoral levou à instituição de ensino os serviços de alistamento eleitoral (primeiro título de eleitor), revisão e regularização, além de coleta de biometria e transferência de domicílio.
O projeto foi criado em 2022 por Mateus Silva, 25 anos, como forma de retribuir à sociedade a solidariedade recebida após um incêndio que atingiu sua casa, bem como o apoio para a reconstrução de seus bens. A meta é promover a cidadania, além de propiciar saúde e bem-estar à população. O Regional participou da ação juntamente com o Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP), com a Defensoria Pública estadual e com outros órgãos públicos.
Mateus Silva, de 25 anos, é o idealizador do projeto
“Após toda a ajuda que recebemos depois do incêndio, resolvemos criar o projeto como uma forma de agradecer e retribuir o apoio”, disse o idealizador. Mateus também agradeceu ao TRE-AP pela participação e parceria na iniciativa. Para ele, realizar a ação em um sábado – e em uma comunidade – proporcionou grande procura aos serviços oferecidos.
“Hoje, a Justiça Eleitoral está dando uma força essencial. São serviços bastante solicitados pela comunidade, de grande importância. [O título] É uma coisa que as pessoas precisam. Por elas estarem trabalhando e ocupadas no seu dia a dia, hoje foi o dia perfeito para acessar esses serviços eleitorais”, comentou Mateus.
Cidadania
A dona de casa Lucimeire Pereira, mãe de Mateus, aproveitou a ação para solicitar a segunda via do título de eleitor. “Meus documentos queimaram e faltava somente o título para tirar, porque ano que vem tem eleição. Eu não queria deixar de votar”, relatou.
Railson Silva, de 18 anos, é aluno da Escola Cecília Pinto e soube da ação na própria escola. Ele aproveitou a oportunidade para fazer seu alistamento eleitoral e já participar das eleições de 2024. “Acho importante participar das eleições, elegendo as pessoas que se propõem a fazer coisas boas pelas outras pessoas”, declarou.
Os atendimentos fora dos cartórios foram intensificados como forma de facilitar o acesso aos serviços em locais de difícil acesso ou de grande movimentação de pessoas. As ações buscam promover a cidadania, por meio da habilitação para o voto, e a regularização junto à Justiça Eleitoral dos eleitores que residem no local, para que exerçam o pleno direito de votar nas Eleições Municipais de 2024.
DG/LC, DM com informações da Assessoria de Comunicação do TRE-AP
Leia mais:
18.10.2023 – Justiça Eleitoral pelo Brasil: TRE de Pernambuco atende população em ação no Ceasa do Recife
11.10.2023 – Justiça Eleitoral pelo Brasil: TRE-SP atende população em situação de rua em três cidades
03.10.2023 – Justiça Eleitoral pelo Brasil: TRE-SP celebra Dia do Mesário e destaca contribuição cidadã
29.09.2023 - Justiça Eleitoral pelo Brasil: TRE-RJ reúne intelectuais para debater história das eleições na Biblioteca Nacional
27.09.2023 - Justiça Eleitoral pelo Brasil: TRE e Assembleia Legislativa de Minas discutem participação feminina na política
22.09.2023 - Justiça Eleitoral pelo Brasil: ação do TRE do Tocantins leva cidadania a povos indígenas da Ilha do Bananal
15.09.2023 - Justiça Eleitoral pelo Brasil: TRE do Tocantins promove ação social que regulariza documentos
06.09.2023 – Justiça Eleitoral pelo Brasil: ação do TRE-RJ contribui para o aumento do eleitorado jovem em Paty do Alferes (RJ)
30.08.2023 – Justiça Eleitoral pelo Brasil: TRE de Roraima doa materiais escolares e roupas para moradores do Baixo Rio Branco
23.08.2023 – Justiça Eleitoral pelo Brasil: Ouvidoria do TRE-CE participa de atendimento a pessoas em situação de rua em Fortaleza
16.08.2023 – Justiça Eleitoral pelo Brasil: TRE-RJ participa de ação social na Acadêmicos da Rocinha
09.08.2023 – Justiça Eleitoral pelo Brasil: TRE-BA produzirá materiais em Braille para promover inclusão
02.08.2023 – Justiça Eleitoral pelo Brasil: TRE-SP atenderá indígenas de Bertioga e São Sebastião nesta quarta-feira (2)
27.07.2023 – Justiça Eleitoral pelo Brasil: TRE-CE passa a oferecer estrutura para inclusão digital
26.07.2023 – Justiça Eleitoral pelo Brasil: TRE-TO promove ação para inclusão sociopolítica dos povos indígenas