Justiça Eleitoral pelo Brasil: TRE de Pernambuco atende população em ação no Ceasa do Recife
Regional oferece serviços eleitorais na unidade móvel de atendimento. Semana de Mobilização Cidadã vai até esta sexta (20)
A Unidade de Atendimento Móvel do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) estará, até esta sexta-feira (20), no Centro de Abastecimento e Logística de Pernambuco (Ceasa), no bairro do Curado, Zona Oeste do Recife. Os atendimentos ao público na área eleitoral não necessitam de pré-agendamento. Basta que a pessoa interessada leve documento oficial com foto – ou, na impossibilidade, certidão de nascimento ou casamento – e um comprovante de residência.
Os serviços disponíveis para eleitoras e eleitores são: alistamento eleitoral (primeiro título), regularização da situação eleitoral, emissão de multas, transferência de domicílio, emissão de segunda via e atualização de dados cadastrais. Pessoas de qualquer região do estado podem ser atendidas.
“Todos os serviços relativos à Justiça Eleitoral estão disponíveis nesta 8ª edição da Semana de Mobilização Cidadã. Nossa Unidade Móvel de Atendimento estará aqui até sexta-feira, dia 20, das 8h às 15h”, explica Andréa Albuquerque, servidora da Corregedoria do Tribunal.
Primeiro título
Severino da Silva Júnior, 59 anos, morador do bairro Estância, no Recife, foi um dos atendidos na unidade móvel nesta terça-feira (17), dia de início dos atendimentos. Ele tirou o primeiro título. “Eu sei que título é um documento muito importante, mas nunca me atentei da necessidade para outras coisas, além de votar. Então, agora, resolvi tirar, principalmente porque está perto de me aposentar”, disse, exibindo o comprovante da emissão.
Já Marco Aurélio Lobato, 49 anos, que trabalha como descarregador no Ceasa, conseguiu regularizar a situação eleitoral em poucos minutos. “Foi tudo rápido. Estava para fazer isso há muito tempo, mas não agendava o atendimento. Vou dar entrada no benefício do Bolsa Família e preciso dos documentos”, explicou.
Documentação necessária
Para ter acesso aos serviços da unidade móvel de atendimento do TRE, é necessário levar alguns documentos. “É importante ter um documento com foto. Na impossibilidade, pode ser a certidão de nascimento ou a certidão de casamento. Não é permitida a apresentação do documento em formato digital, exceto a habilitação de motorista”, orienta Andréa.
A servidora ainda afirma que é necessário levar um comprovante de residência ou comprovante de vínculo domiciliar, que pode ser o cartão de vacinação, a carteira do posto de saúde ou o documento de matrícula da escola, por exemplo. “A comprovação domiciliar é mais ampla e, por isso, é possível outras formas de confirmar a informação”, finaliza.
DG/LC, DM com informações da Assessoria de Comunicação Social (Ascom) do TRE-PE
Leia mais:
11.10.2023 – Justiça Eleitoral pelo Brasil: TRE-SP atende população em situação de rua em três cidades
03.10.2023 – Justiça Eleitoral pelo Brasil: TRE-SP celebra Dia do Mesário e destaca contribuição cidadã
29.09.2023 - Justiça Eleitoral pelo Brasil: TRE-RJ reúne intelectuais para debater história das eleições na Biblioteca Nacional
27.09.2023 - Justiça Eleitoral pelo Brasil: TRE e Assembleia Legislativa de Minas discutem participação feminina na política
22.09.2023 - Justiça Eleitoral pelo Brasil: ação do TRE do Tocantins leva cidadania a povos indígenas da Ilha do Bananal
15.09.2023 - Justiça Eleitoral pelo Brasil: TRE do Tocantins promove ação social que regulariza documentos
06.09.2023 – Justiça Eleitoral pelo Brasil: ação do TRE-RJ contribui para o aumento do eleitorado jovem em Paty do Alferes (RJ)
30.08.2023 – Justiça Eleitoral pelo Brasil: TRE de Roraima doa materiais escolares e roupas para moradores do Baixo Rio Branco
23.08.2023 – Justiça Eleitoral pelo Brasil: Ouvidoria do TRE-CE participa de atendimento a pessoas em situação de rua em Fortaleza
16.08.2023 – Justiça Eleitoral pelo Brasil: TRE-RJ participa de ação social na Acadêmicos da Rocinha
09.08.2023 – Justiça Eleitoral pelo Brasil: TRE-BA produzirá materiais em Braille para promover inclusão
02.08.2023 – Justiça Eleitoral pelo Brasil: TRE-SP atenderá indígenas de Bertioga e São Sebastião nesta quarta-feira (2)
27.07.2023 – Justiça Eleitoral pelo Brasil: TRE-CE passa a oferecer estrutura para inclusão digital
26.07.2023 – Justiça Eleitoral pelo Brasil: TRE-TO promove ação para inclusão sociopolítica dos povos indígenas